PEÇA NAVAL DE 76MM DE FRAGATA FRANCESA ABATE "DRONES" DO "MOVIMENTO HOUTHI" NO GOLFO DE ADEN

Golfo de Aden
9 de Março de 2024

Uso da peça Oto Melara "Super Rapid" de 76mm (L62) de uma fragata da classe "Aquitaine" (FREMM, "Frégate Européenne Multi-Mission") da Marinha Francesa para abater um total de 4 "drones" lançados pelo "Movimento Houti", entre as 04:00 e as 07:00 horas (hora local de Djibouti) de 9 de Março de 2024, no Golfo de Aden. As forças francesas operam neste Teatro de Operações sob a égide da Operação ASPIDES, lançada a 19 de Fevereiro de 2024 pela Força Naval da União Europeia (EUNAVFOR), para a protecção das rotas marítimas no contexto da Resolução n.º 2722 do Conselho de Segurança das Nações Unidas. 

Os "drones" visavam o navio mercante "True Confidence" (IMO 9460784), um cargueiro com pavilhão dos Barbados, operado pela grega Third January Maritime e detido pela liberiana True Confidence Shipping, atacado por um míssil balístico anti-navio disparado pelo "Movimento Houthi" a 6 de Março de 2023, ref. https://www.facebook.com/EspadaEscudoPortugal/videos/718436217066329 , a ser rebocado (após abandonado pela tripulação que sofreu 3 mortos e 4 feridos).

A Oto Melara (OM) "Super Rapid" (SR) de 76mm (L62), com 85 munições na torre e que pode alcançar uma cadência de 2 disparos por segundo, estará aqui usar munições de tipologia HE PFF ("High Explosive Pre-Formed Fragments", "Alto Explosivo Fragmentos Pré-Formados"), aptas para uso contra objectivos de superfície (e.g., lanchas-rápidas) ou aéreos (e.g., mísseis ou aeronaves). Correspondem a uma carga de alto explosivo de fragmentação, projectada a uma velocidade inicial de 905 m/s, com um alcance máximo de 16 km, com um projéctil de 6,3 kg contendo cubos de tungsténio destinados, com detonação por proximidade (ou contacto), a serem espalhados em nuvem sobre o objectivo e, assim, de o conseguir destruir ou colocar fora de acção.

As forças Ansar Allah ("أَنْصَار ٱللَّٰه", "Apoiantes de Deus"), conhecidas popularmente por "Movimento Houthi", com origens na década de 1990, levaram a efeito uma grande ofensiva militar em 2014, tomando a capital Sanaa, e derrubando o governo central do Iémen, liderado por Abdrabbuh Mansur Hadi ("عبدربه منصور هادي"). Tem lugar, em 2015, uma contra-intervenção militar, apoiada pela Arábia Saudita, visando a reposição do governo e a contenção do "Movimento Houthi". Esta intervenção não alcançou os seus objectivos, estando o Iémen numa situação de impasse e de conflito aberto, mantendo-se o controlo da capital e da parte ocidental do Iémen por parte do "Movimento Houthi". Este movimento tem conduzido ataques, desde Novembro de 2023, de abordagem e com recurso a mísseis e "drones", contra meios navais mercantes internacionais em trânsito no Golfo de Adén e no Mar-Vermelho.

Fotos via Estado Maior General das Forças Armadas Francesas ("État-major des armées", EMA). Composição e edição por "Espada & Escudo"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124