EXERCÍCIO DE ASSALTO ANFÍBIO NO ÁRCTICO NORUEGUÊS


Tovik, Harstad, Noruega
1 de Março de 2024

Duas lanchas rápidas de assalto CB-90 HSM (929 e 929) do 1.º Regimento de Fuzileiros ("Stockholms amfibieregemente", Amf 1) da Marinha da Suécia, projectadas a partir da doca alagada do USS Gunston Hall (LSD-44), navio de assalto anfíbio da classe Whidbey Island da Marinha dos Estados Unidos, transportando forças de fuzileiros Finlandeses e Suecos, no decurso do exercício "Nordic Response" (parte do exercício NATO "Steadfast Defender") em Tovik, Harstad, na região árctica da Noruega, a 1 de Março de 2024.

A plataforma CB-90 ("Stridsbåt 90", lit. "Barco de Combate 90") desenvolvida e contruída pelos estaleiros suecos de Dockstavarvet, são lanchas rápidas de assalto, com 15 toneladas em vazio e 20 toneladas em carga completa, com 15,9 metros de comprimento e 3,8 metros de boca, com 80 cm de calado, propulsionadas por dois motores diesel Scania DSI14 V8 que alimentam dois "waterjets" Kamewa FF, com uma velocidade máxima de 40 nós e um alcance operacional de 440 km (a 20 nós).

São guarnecidas por 3 elementos e podem transportar até 21 militares equipados. Estão armadas com diferentes combinações de metralhadoras pesadas e médias bem como lança granadas automático de 40mm. São aqui visíveis, em posição central, elevada, e lateral, metralhadoras média Kulspruta 58 B (Ksp 58 B), a variante Sueca da FN MAG, em calibre 7.62×51mm NATO, com adaptadores na extremidade do cano para uso com munição de salva.

A versão HSM corresponde a um modelo modernizado, com motores Scania DSI13 V8 de 900hp, e dotada de maior protecção balística (vidros, coberturas do convés e casco), transportando até 17 militares equipados, com um deslocamento total de 24,5 toneladas e uma velocidade máxima de 45 nós. A Suécia conta um total de 125 unidades da plataforma CB-90 sendo 18 unidades da versão HSM (que entraram ao serviço a partir de 2019).

Foto via NATO






Na doca alagada do USS Gunston Hall (LSD-44), navio de assalto anfíbio da classe Whidbey Island da Marinha dos Estados Unidos. Foto via Supreme Headquarters Allied Powers Europe (SHAPE)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124