M1 "ABRAMS" DANIFICADO CAPTURADO PELAS FORÇAS RUSSAS NO LESTE DA UCRÂNIA


Berdychi, Donetsk, Ucrânia
20 de Março de 2024

Um carro de combate M1 A1SA "Abrams", das Forças Armadas Ucranianas, danificado, capturado pela Forças Armadas da Federação Russa, junto a Berdychi ("Бердичі"), Donetsk, no Leste da Ucrânia, a 20 de Março de 2024. Berdychi dista cerca de 14 km a Noroeste da pista do aeroporto Internacional Serhiy Prokofiev, em Donetsk, e a cerca de 22 km do centro desta cidade.

O aeroporto internacional Serhiy Prokofiev foi alvo de intensos combates em 2014, dando origem ao que historicamente ficou conhecido como a Primeira e a Segunda Batalha do Aeroporto de Donetsk. Compreendendo, na Primeira Batalha, o período entre 26 e 27 de Maio de 2014 e, na Segunda Batalha, um primeiro período entre Setembro e Outubro de 2014, um impasse entre Novembro e Dezembro de 2014, e um confronto final, que levou à retirada das forças Ucranianas em Janeiro de 2015, e com a total destruição daquela infra-estrutura.

Este carro de combate "Abrams" está aqui equipado com blocos de blindagem reactiva M-19 ARAT ("Abrams Reactive Armor Tile") aplicados nas "saias" na lateral do chassis. Fabricados pela norte-americana Ensign-Bickford Aerospace and Defense (EBAD), os blocos M-19 correspondem a uma camada de material reactivo (explosivo) entre duas placas metálicas, destinados a provocar a detonação prematura de cargas anti-carro.

Em Janeiro de 2023 o EUA comunicaram a decisão de cedência de 31 unidades do carro de combate M1 A1SA "Abrams" à Ucrânia. Estas 3 dezenas de unidades foram entregues em meados de Outubro de 2023, após instrução, formação e treino dos militares ucranianos, prestada por militares dos EUA na Alemanha.

Foto via vídeo RIA Novosti ("РИА Новости")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124