FORÇAS DO QUÉNIA E ESTADOS UNIDOS TREINAM COORDENAÇÃO TÁCTICA DE MEIOS AÉREOS A PARTIR DO SOLO


Archers Post, Samburu, Quénia
29 de Fevereiro de 2024

Passagem a muito baixa altitude de uma aeronave Northrop F-5E "Tiger II" da Força Aérea do Quénia, a 29 de Fevereiro de 2024, em Archers Post, Samburu, Quénia, num exercício conjunto da Unidade de Resposta Rápida ("Rapid Response Unit", RRU) das Forças do Quénia com a 26.ª Esquadra de Tácticas Especiais do Comando de Operações Especiais da Força Aérea dos Estados Unidos (AFSOC). Os operacionais norte-americanos com as especialidades de "Combat Controllers", "Tactical Air Control Party Specialists" e "Pararescuemen" apoiaram os militares quenianos no desenvolvimento e consolidação da sua capacidade em tarefas de controlo e coordenação de meios aéreos a partir do solo - na componente de reconhecimento, de ataque e de busca e salvamento de combate.

O F-5E "Tiger II", uma plataforma original de 1972 e produzida até 1987, tem um comprimento de 14,7 metros, uma envergadura de asa de 8,1 metros, com um peso máximo à descolagem de 11,1 toneladas. Capaz de uma velocidade máxima de 1 741 km/h, tem uma velocidade de cruzeiro de 1 070 km/h, com um alcance operacional de 800 km e um raio de acção de combate de 300 km. Está armado com 2 canhões automáticos de 20 mm, M39A2, com 280 munições cada, e conta com 7 pontos de fixação onde pode receber diferentes combinações de equipamento, foguetes, mísseis e bombas. A Força Aérea do Quénia conta com 17 aeronaves F5-E Tiger II (monolugar) e 4 unidades F-5F "Tiger II" (bilugares, usados em especial para instrução).

A acção aqui referenciada está enquadrada no âmbito do exercício multinacional "Justified Accord", liderado pelo Exército dos Estados Unidos ("U.S. Army Southern European Task Force, Africa", SETAF-AF), com a participação de mais de 1 000 militares de 27 nações, iniciado a 26 de Fevereiro de 2024 e a decorrer até 7 de Março de 2024. O "Justified Accord" visa preparar os parceiros envolvidos para acções conjuntas em contextos das Nações Unidas e da União Africana e outros cenários de resposta a crises humanitárias ou de segurança.

Foto por Sargento Leron Richards | Exército dos Estados Unidos ("U.S. Army")




Emblema do Exercício "Justified Accord", Quénia, 26Fev2024 - 07Mar2024.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124