NAVIO PATRULHA DE FISCALIZAÇÃO DE PESCAS NAS FALKLANDS


Stanley, Falklands, Reino-Unido, Atlântico Sul
15 de Abril de 2023

O navio britânico de patrulha de protecção e fiscalização de pescas FPV "Lilibet", IMO 9775414, a entrar pela primeira vez no Porto de Stanley, nas Falklands, Atlântico-Sul, a 15 de Abril de 2023. Formalmente entregue ao Governo das Ilhas Falklands a 26 de Abril de 2023, sairia na sua primeira patrulha a 1 de Maio de 2023.

O FPV "Lilibet" é detido pela britânica Seagull Maritime Limited (através da sua subsidiária nas Falklands, a Larus Dominicanus Limited) sob um contrato de 15 anos de prestação de serviços alcançado por concurso adjudicado pelo Governo das Ilhas Falklands sob a égide do Departamento de Pescas das Ilhas Falklands ("Falkland Islands Fisheries Department"). Operando rotineiramente desarmada, está equipada com 2 pontos para fixação (um a estibordo e outro a bombordo) para metralhadora pesada, em calibre 12.7mm; embarca elementos armados da Força de Defesa das Ilhas Falklands ("Falkland Islands Defence Force", FIDF). Com uma guarnição de até 28 elementos, além da missão de protecção e fiscalização da actividade piscatória na zona económica exclusiva, tem ainda a seu cargo o apoio a tarefas de busca e salvamento e de luta contra incêndios (contando com equipamento de suporte específico).

Trata-se de uma plataforma do construtor naval DAMEN, modelo Stan 5009 , construído em 2022 nos respectivos estaleiros do Vietnam. Com 50 metros de comprimento, 9 metros de boca e 3,6 metros de calado, desloca 485 toneladas, alcançando uma velocidade de 28 nós (em cruzeiro, 10 nós) com um alcance operacional de 10 000 milhas náuticas até 42 dias de operação contínua. Conta com uma embarcação semi-rígida Marine Specialised Technology Group modelo MST 750SR, que pode transportar 10 pessoas, com uma velocidade máxima de 38 nós - sendo projectada a partir de rampa.

O nome "Lilibet", escolhido em Maio de 2022 por um concurso escolar nas Falklands, é uma referência honorífica à alcunha de infância da Rainha Elizabeth II.

Foto por Stephen Luxton

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124