APRONTAMENTO DE PELOTÃO DE "LEOPARD" DO EXÉRCITO PORTUGUÊS PARA PROJECÇÃO NATO NA ESLOVÁQUIA


Santa Margarida, Constância, Santarém, Portugal
18 a 22 de Março de 2024

Um dos Leopard 2A6 (MX-43-19) do Pelotão de Carros de Combate em aprontamento para o Grupo de Batalha Multinacional da NATO da Eslováquia, do Grupo de Carros de Combate (GCC) da Brigada Mecanizada (BrigMec) do Exército de Portugal, no seu segundo segundo exercício com forças no terreno (FTX), de 18 a 22 de Março de 2024, no Campo Militar de Santa Margarida (Constância, Santarém).

O GCC, comandado pela tenente-coronel Elisabete Silva, iniciou a 26 de Janeiro de 2024 a preparação de um pelotão, composto por 5 carros de combate Leopard 2A6 e um efectivo total de 27 militares, para serem projectados, no início de Julho de 2024, junto no Grupo de Batalha Multinacional da NATO da Eslováquia (NATO "MultiNational BattleGroup Slovakia", MNBG SVK), ref.  https://espada-e-escudo.blogspot.com/2024/01/portugal-prepara-projeccao-de-sub.html .

O Leopard 2A6 é um carro de combate de fabrico alemão (pela Krauss-Maffei-Wegmann), equipado com uma peça Rheinmetall de 120 mm L/55, estando dotado de blindagem de terceira geração com materiais compósitos, sendo operado por 4 elementos (comandante, condutor, artilheiro e municiador). O Exército Português tem, desde 2009, carros de combate Leopard 2A6 afectos à BrigMec, sediada em Santa Margarida, comandada actualmente, e desde 8 de Janeiro de 2024, pelo Brigadeiro-General Luís Miguel Afonso Calmeiro. Foram adquiridas 37 unidades (mais 2 unidades adicionais, uma adaptada para a instrução de condução e outra como parte de "spares").

Foto via BrigMec

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124