MILITARES DA GNR NA UCRÂNIA PRESTAM INSTRUÇÃO, FORMAÇÃO E TREINO A POLÍCIAS UCRANIANOS


Kyiv, Ucrânia
8 de Março de 2024

Militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) em Kyiv, na Ucrânia, prestam formação multi-disciplinar à Polícia Ucraniana, tendo terminado, a 8 de Março de 2024, um programa intensivo de 6 semanas, de formação de formadores, em que capacitaram os elementos ucranianos em cenários desde o resgate de reféns à investigação forense de crimes de guerra. À esquerda, de pé, o Major Hélder Garção. À direita, outro militar da GNR afecto ao respectivo Grupo de Intervenção de Operações Especiais (GIOE). As boinas azuis usadas pelos mesmos correspondem à EUROGENDFOR.

A acção envolveu, sob a tutela de Kateryna Pavlichenko, Vice-Ministra da Administração Interna da Ucrânia, 162 elementos da Polícia Nacional Ucraniana ("Поліція"), da Guarda Nacional Ucraniana ("Націона́льна гва́рдія Украї́ни", НГУ) e da Academia Nacional de Assuntos Internos ("Національна академія внутрішніх справ", НАВС).

A formação de formadores decorreu sob a égide da União Europeia, via EUAM UKRAINE ("European Union Advisory Mission in Ukraine"), suportada por recursos de uma equipa especializada da EUROGENDFOR ("European Gendarmerie Force", EGF), uma força policial multinacional da União Europeia. Esta equipa foi liderada pelo Major Hélder Garção da GNR, contando aqui com a participção, em Kyiv, de recursos de Portugal (GNR), França ("Gendarmerie Nationale Française"), Espanha ("Guardia Civil") e Lituânia ("Viešojo Saugumo Tarnyba").

A EUAM Ukraine, fundada a 1 de Dezembro de 2014, e com sede em Kyiv, na Ucrânia, tem por missão prestar aconselhamento, instrução, formação, treino e suporte às entidades policiais ucranianas. É liderada, desde 12 de Junho de 2023, por Rolf Holmboe, oficial do exército na reserva e ex-embaixador da Dinamarca no Mali, Paquistão, Síria e Líbano e ex-representante da Dinamarca junto da Autoridade Palestiniana.

Foto via EUAM UKRAINE






Militar da GNR com o emblema da EUROGENDFOR ("European Gendarmerie Force", EGF). Kyiv, Ucrânia, Fev-Mar 2024. Via OSINT

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124