ATERRAGEM DE C-295M DA FORÇA AÉREA PORTUGUESA NA ILHA DO CORVO
Ilha do Corvo, Região Autónoma dos Açores, Portugal
Fevereiro de 2024
Aeronave EADS (CASA) C-295 M da Esquadra 502 – "Elefantes" da Força Aérea Portuguesa (FAP), a operar a partir da Base Aérea n.º 4 (BA4), Lajes, a aterrar na Iha do Corvo (IATA: CVU; ICAO: LPCR), Região Autónoma dos Açores, Portugal, em Fevereiro de 2024. A FAP assegura as evacuações aeromédicas na região realizando regularmente treinos com as suas tripulações nas diferentes ilhas, sendo a Ilha do Corvo a que conta com a pista mais curta de que operam, com 800 metros (em asfalto), inaugurada a 28 de Setembro de 1983.
Esta aeronave foi desenhada e contruída sob requisito de transporte militar de médio e curto alcance, contando com rampa hidráulica, na secção traseira da fuselagem, que permite a entrada e o lançamento de carga e paraquedistas. Tem 24,45 metros de comprimento, com uma envergadura de asa de 25,81 metros, com um peso máximo à descolagem de 23 toneladas, propulsionada por 2 motores Pratt & Whitney Canada PW-127G de 2 645 hp cada, que lhe permitem alcançar uma velocidade máxima de 470 km/h (em cruzeiro de 350 km/h) com um alcance de 3 900 km. Com 2+2 tripulantes pode transportar 68 militares ou 45 paraquedistas totalmente equipados. Numa configuração de evacuação aeromédica pode transportar até 24 macas ou 70 passageiros.
Portugal adquiriu em 2006 um total de 12 aeronaves C-295 M, com as primeiras unidades a terem sido entregues em 2009. Do conjunto, 7 são de transporte táctico (PG01) e 5 de VIMAR, vigilância marítima (PG02 e PG03). Destas, por sua vez, 2 unidades (PG03) estão equipadas com sistema de reconhecimento fotográfico (RFOT) integrado na plataforma STAR SAFIRE IV HD-FLIR - que tira partido dos sensores electro-ópticos, de suporte infravermelho, e de software especializado para poder obter, classificar e transmitir imagens de alta-resolução.
Vídeo por Major Piloto-Aviador Pedro Murraças Cardoso (FAP)
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