ARTILHARIA K9 DO EXÉRCITO ESTONIANO EM TREINO COM TIRO DE FOGO REAL


Soodla, Estónia
1 de Março de 2024

Plataforma de artilharia auto-propulsionada K9 EST Kõu ("Thunder", "Trovão"), de 155 mm, do Batalhão de Artilharia ("Suurtükiväepataljon") da 1.ª Brigada do Exército da Estónia, em treino de fogo real em Soodla, Estónia, a 1 de Março de 2024. Soodla, a 35 km a Leste da capital Tallinn, dista cerca de 150 km da fronteira com a Federação Russa, e 300 km da sua segunda maior cidade, São Petersburgo.

De fabrico sul-coreano, pela Hanwha, a K9 é uma plataforma de artilharia de 155mm, com mais de 1 800 unidades produzidas, com uma massa total de 47 toneladas, com 12 metros de comprimento, 3,4 metros de largura e 2,73 metros de altura. Tem uma velocidade máxima de 67 km/h e um alcance operacional de 460 km. Com uma guarnição de 5 elementos, está armada com uma peça Hyundai WIA CN98 (L/52) de 155mm que, conforme a tipologia de munição utilizada, pode projectar as suas munições (de que transporta até 48 unidades) a distâncias entre os 18 e os 60km, com uma cadência de 6 a 8 disparos por minuto.

A Estónia encomendou, numa iniciativa de "procurement" realizada em parceria com a Finlândia, um conjunto de 36 unidades desta plataforma de artilharia auto-propulsionada (24 no contrato base e 12 como extensão do mesmo). As unidades adquiridas, em segunda mão, K9 EST Kõu, foram alvo de revisão integral e de melhoria alargada com requisitos customizados e participação de um preparador local, a Go Craft (compreendendo, entre outros, novos sistemas de comunicações, nova electrónica e nova pintura adequada ao contexto sub-árctico). Em Dezembro de 2023 a Estónia contava com todas as 24 unidades entregues.

Foto por Maria Tammeaid | Forças de Defesa da Estónia ("Eesti Kaitsevägi")




Emblema do Batalhão de Artilharia ("Suurtükiväepataljon") da 1.ª Brigada do Exército da Estónia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124