HELICÓPTERO DA GUARDA-COSTEIRA DA ISLÂNDIA EM OBSERVAÇÃO DE ERUPÇÃO VULCÂNICA


16 de Março de 2024
Grindavik, Islândia

Equipas da Protecção Civil, do Serviço de Metereologia e da Universidade da Islândia transportadas, na noite de 16 de Março de 2024, por um dos helicópteros Airbus H225 da Guarda Costeira da Islândia ("Landhelgisgæsla Íslands"), para observação e acompanhamento da erupção vulcânica em curso a Norte de Grindavik, entre Hagafell e Stora-Scogfell, no Sudoeste da Islândia - onde foi entretanto declarado estado de emergência. Trata-se da quarta erupção desde Dezembro de 2023.

O Airbus H225 com a matrícula TF-EIR (ICAO 4CC51C), voando com o "callsign" ICG27, descolou pelas 21:17 UTC do aeroporto de Reykjavík (IATA: RKV ; ICAO: BIRK) e regressou pelas 22:34 UTC . O local da erupção dista cerca de 30 km (menos de 10 minutos de voo) deste aeroporto.

O Airbus H225 é propulsionado por dois motores Safran Makila 2A1, de 2 100 hp cada, que lhe permitem uma velocidade máxima de 324 km/h (cruzeiro de 263 km/h), com um alcance máximo de 1 135 km. Tem 16,79 metros de comprimento e um peso máximo à descolagem de 11 toneladas. Tripulado por 5 elementos pode transportar 19 passageiros. Está equipado com equipamento especial de protecção para degelo, duas balsas de sobrevivência para apoio em salvamento marítimo, camara térmica, holofote, guincho de carga, e sistema de flutuação auto-insuflável em caso de aterragem de emergência no mar.

A Guarda Costeira da Islândia possui actualmente 3 unidades Airbus H225 ao serviço, afectas às missões de busca e salvamento ("Search and Rescue", SAR), evacuação sanitária, patrulhamento e observação. Têm os registos de matrícula TF-GNA (Abril de 2021), TF-GRO (Julho de 2019) e TF-EIR (Março de 2019).

Foto via Guarda Costeira da Islândia ("Landhelgisgæsla Íslands")




Erupção vulcânica em curso a Norte de Grindavik, entre Hagafell e Stora-Scogfell, no Sudoeste da Islândia. 16 de Março de 2024. Foto via Guarda Costeira da Islândia ("Landhelgisgæsla Íslands")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA