RESGATE PELA MARINHA INDIANA A FERIDOS DE NAVIO MERCANTE ATACADO PELO MOVIMENTO HOUTHI


Golfo de Aden
6 de Março de 2023

Operação de resgate, a partir da fragata INS Kolkata (D63) da Marinha Indiana, ao navio mercante "True Confidence" (IMO 9460784), um cargueiro com pavilhão dos Barbados, operado pela grega Third January Maritime e detido pela liberiana True Confidence Shipping, atacado por um míssil balístico anti-navio disparado pelo "Movimento Houthi" a 6 de Março de 2023, pelas 11:30 locais, a 54 milhas náuticas (cerca de 100 km), geo-referenciação 11.816667, 44.633333 ref. https://maps.app.goo.gl/7fa7zeZUBDXTEWoU7 , a sudoeste do porto de Aden ("عَدَنْ"), Iémen, no Golfo de Aden ("خليج عدن").
Construído em 2011 nos estaleiros japoneses da Oshima Shipbuilding Co. Ltd (em Saikai), o "True Confidence" é um cargueiro com 182,98 metros de comprimento, 32,36 metros de boca, de 29 104 toneladas. Transportando viaturas e artigos de aço, o navio partiu de Lianyungang, na China, e rumaria, via Mar Vermelho a Jeddah, na Arábia Saudita e Aqaba, na Jordânia. Em resultado do ataque ao navio mercante, com uma tripulação de 20 elementos, e com incêndio a bordo, registou-se a morte de 3 elementos (dois de nacionalidade Filipa e um Vietnamita), e ferimentos em 4 (dos quais, 3 em estado crítico com queimaduras).
No vídeo podemos acompanhar a acção de apoio de um helicóptero ligeiro "Chetak" da Marinha Indiana (produção local indiana, sob licença, do Aérospatiale Alouette III) junto de uma das balsas de salvamento lançadas pela tripulação do "True Confidence", bem como com recurso a embarcações semi-rígidas. Os feridos receberam cuidados imediatos pelos especialistas médicos militares indianos, a bordo da fragata INS Kolkata, e foram evacuados pela mesma para unidade hospitalar em Djibouti (a cerca de 160 km a Leste).
A INS Kolkata (D63), ao serviço da Marinha Indiana desde 16 de Agosto de 2014, é um fragata da classe do mesmo nome, deslocando 7 500 toneladas, com um comprimento de 163 metros, uma boca de 17,4 metros e capaz de uma velocidade de 30 nós, com um alcance operacional de 11 000 km. Com um guarnição de 300 elementos, está armada, à vante, com uma peça Oto Melara de 76 mm; com 4 CIWS ("Close-In Weapon System ") de 6 canos de 30mm, AK-630 (2 em cada bordo, visíveis no início do vídeo); com 32 (4x8) células verticais (VLS) para mísseis de defesa anti-aérea Barak 8; com 16 (2x8) células verticais (VLS) para mísseis anti-navio BrahMos; com 4 tubos lança torpedos de 533mm; e com 2 lançadores de granadas foguete anti-submarino RBU-6000. Conta com hangar e convés de voo. A Marinha Indiana conta actualmente com 3 fragatas desta classe.
As forças Ansar Allah ("أَنْصَار ٱللَّٰه", "Apoiantes de Deus"), conhecidas popularmente por "Movimento Houthi", com origens na década de 1990, levaram a efeito uma grande ofensiva militar em 2014, tomando a capital Sanaa, e derrubando o governo central do Iémen, liderado por Abdrabbuh Mansur Hadi ("عبدربه منصور هادي"). Tem lugar, em 2015, uma contra-intervenção militar, apoiada pela Arábia Saudita, visando a reposição do governo e a contenção do "Movimento Houthi". Esta intervenção não alcançou os seus objectivos, estando o Iémen numa situação de impasse e de conflito aberto, mantendo-se o controlo da capital e da parte ocidental do Iémen por parte do "Movimento Houthi". Este movimento tem conduzido ataques, desde Novembro de 2023, de abordagem e com recurso a mísseis e "drones", contra meios navais mercantes internacionais em trânsito no Goldo de Aden e no Mar-Vermelho.




Vídeo via Forças Armadas Indianas



Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124