HELICÓPTERO DA MARINHA FRANCESA ABATE "DRONE" DO "MOVIMENTO HOUTHI"


Golfo de Aden
20 de Março de 2024

Registo vídeo de intercepção de um "drone" de ataque do "Movimento Houthi", plataforma "Samad" ("صماد"), voando a baixa altitude sobre o mar, a partir de um helicóptero AS565 "Panther" da Marinha Francesa a operar a partir da Fragata "Alsace" (D656), classe Aquitaine (FREMM, "Frégate Européenne Multi-Mission") da Marinha Francesa, no Golfo de Aden, a 20 de Março de 2024.
O "drone" de ataque "Samad", no seu modelo 2, tem um comprimento de 2,80 metros, uma envergadura de asa de 4,50 metros, propulsionado por motor DLE 170 ou 3W110i B2, com uma velocidade em torno dos 200 a 250 km/h e com um alcance operacional máximo entre os 1200 e 1500 km. Está armado com uma ogiva de 18 kg combinando alto-explosivo com elementos de fragmentação composto por esferas de rolamentos.
No registo áudio, os militares franceses que conduzem e acompanham a operação, indicam ter contacto visual com o "drone" e estarem prontos para uso de arma; e, com o som audível de duas rajadas curtas, confirmam contacto (impacto) e interrupção de voo do "drone" (abatido) com indicação de queda sobre a água ("splash").
O helicóptero Eurocopter AS565 "Panther" da Marinha Francesa, de que a mesma conta com 16 unidades, é propulsionado por dois motores Turboméca Arriel 2C, alcança uma velocidade máxima de 306 km/h com um alcance operacional de 827 km. Está equipado, do seu lado esquerdo, com plataforma electro-óptica Safran Euroflir 410, com camara de visão infra-vermelho (NIR/SWIR) e térmica e capacidade de seguimento de objectivos (de onde resulta o registo vídeo aqui presente). O "Phanter" pode operar uma metralhadora média calibre 7.62mm a partir da porta lateral, do seu lado direito.
Comandada pelo Capitão de Mar-e-Guerra (OF-5) Jérôme Henry, a fragata "Alsace" ao serviço da "Marine Nationale" desde 2021, foi referenciada a cruzar o Canal do Suez e a entrar no Teatro de Operações do Mar Vermelho de 20 para 21 de Janeiro de 2024. As forças francesas operam neste Teatro de Operações sob a égide da Operação ASPIDES, lançada a 19 de Fevereiro de 2024 pela Força Naval da União Europeia (EUNAVFOR), para a protecção das rotas marítimas no contexto da Resolução n.º 2722 do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Em meados de Março de 2024 foi referenciada a abater "drones" e mísseis balísticos projectados pelo "Movimento Houthi" recorrendo a mísseis de defesa anti-aérea "Aster" ("Aérospatiale Terminale") 15/30 e disparos da peça de artilharia Oto Melara (OM) "Super Rapid" (SR) de 76mm, ref.  https://espada-e-escudo.blogspot.com/2024/03/fragata-francesa-dispara-missil-e.html .
As forças Ansar Allah ("أَنْصَار ٱللَّٰه", "Apoiantes de Deus"), conhecidas popularmente por "Movimento Houthi", com origens na década de 1990, levaram a efeito uma grande ofensiva militar em 2014, tomando a capital Sanaa, e derrubando o governo central do Iémen, liderado por Abdrabbuh Mansur Hadi ("عبدربه منصور هادي"). Tem lugar, em 2015, uma contra-intervenção militar, apoiada pela Arábia Saudita, visando a reposição do governo e a contenção do "Movimento Houthi". Esta intervenção não alcançou os seus objectivos, estando o Iémen numa situação de impasse e de conflito aberto, mantendo-se o controlo da capital e da parte ocidental do Iémen por parte do "Movimento Houthi". Este movimento tem conduzido ataques, desde Novembro de 2023, de abordagem e com recurso a mísseis e "drones", contra meios navais mercantes internacionais em trânsito no Golfo de Adén e no Mar-Vermelho.




Vídeo via Estado-Maior General das Forças Armadas ("État-major des armées") de França





Plataforma electro-óptica Safran Euroflir 410, Eurocopter AS565 "Panther" da Marinha Francesa, convés de voo da Fragata "Alsace" (D656), classe Aquitaine (FREMM, "Frégate Européenne Multi-Mission") da Marinha Francesa, Março de 2024, Golfo de Aden. Foto via vídeo France 2

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124