NOVO SATÉLITE PORTUGUÊS COLOCADO EM ÓRBITA


Califórnia, EUA
4 de Março de 2024

Foi lançado pelas 22:05 (GMT) de 4 de Março de 2024, a partir de Vandenberg, Califórnia, nos EUA, o satélite português AEROS MH-1. Com uma massa de 4,5 kg e 30x10cm, e destinado a monitorização oceânica orbitando a Terra a 510 km de altitude (a um velocidade de 7 km/s, completando 1 órbita a cada 90 minutos), irá transmitir os dados recolhidos para o Teleporto de Santa Maria, na Região Autónoma dos Açores, operado pela Thales Edisoft Portugal, e que serão processados pela CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento), em Matosinhos, a 2 km do Porto de Leixões.

O satélite português foi transportado nos "containers" ("EXOpod") da Exolaunch pela missão "Transporter 10" do Falcon 9 da Space X, que colocou em órbita com esta missão um total de 53 satélites. Após um lançamento bem sucedido, o AEROS MH-1 entrou em órbita cerca das 23:00 (GMT) e irá levar cerca de de 24 horas até completar as operações de abertura dos painéis e de carregamento as baterias e proceder então, mais tarde, à sua primeira comunicação - que será recebida no Teleporto de Santa Maria, nos Açores.

Trata-se de um "nano satélite", destinado a desenvolver tecnologias e competências portuguesas para monitorizar e valorizar o Oceano, assente numa plataforma de CubeSat de 3U (cada U corresponde a um cubo de dimensionamento standardizado de 10 cm de aresta), equipada com um conjunto de sensores e componentes standard COTS ("Commercial off-the-shelf"), e que transporta um sensor hiperespectral (camara da SpinWorks), um rádio definido por "software" e um sistema de reflectometria de GNSS ("Global Navigation Satellite System"). Fará parte da "Blue Ocean Constellation" - um conjunto de outros satélites a lançar e que operarão de forma integrada.

O AEROS MH-1, desenvolvido desde 2020, representa um investimento de 2,78 milhões de EUR, co-financiados em 68 % (1,88 milhões de EUR) pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), ref. POCI-01-0247-FEDER-045911. É co-financiado ainda pelo Compete 2020, pelo Açores 2020, pelo Portugal 2020, pelo Governo dos Açores, pelo Lisboa 2030, pela CRESC Algarve 2020, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pelo MIT Portugal.

O desenvolvimento e construção do AEROS MH-1 é da responsabilidade de um consórcio nacional liderado pela Thales Edisoft Portugal, composto por 9 entidades: EDISOFT - Empresa de Serviços e Desenvolvimento de Software SA; CEiiA - Centro de Engenharia de Desenvolvimento; DSTELECOM – Dstelecom, SA; UMinho - Universidade do Minho; Spin Works, SA; FCUP – Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; Universidade do Algarve; IST - Instituto Superior Técnico; e a CoLAB +ATLANTIC – Associação Para Um Laboratório Colaborativo do Atlântico.

A designação "MH" é um homenagem a Manuel Frederico Tojal de Valsassina Heitor, doutorado em Engenharia Mecânica (Combustão Experimental) pelo Imperial College London, em 1985, pós-Doutorado pela Universidade da Califórnia (San Diego), em 1986, ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da República Portuguesa, 2015-2019, e um dos impulsionadores do projecto.

O Teleporto de Santa Maria, da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço, tutelada pela Governo da Região Autónoma dos Açores, corresponde a um aglomerado de infraestruturas de base espacial compreendendo, em particular, a Estação de Rastreio de Lançadores de Satélites da Agência Espacial Europeia (ESA), a "Galileo Sensor Station" da ESA e a Estação EUMETSAT, parte da infraestrutura terreste da Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (EUMETSAT).

Este trata-se do segundo satélite português, depois do PoSAT-1, colocado em órbita a 26 de Setembro de 1993, com lançamento por um foguetão Ariane 4 (modelo AR 40) a partir do "Centre Spatial Guyanais", na Guiana Francesa. Deixou de transmitir em 2006 e projecta-se a sua re-entrada na atmosfera da Terra em 2043.

Fotos por CEiiA, Thales Edisoft Portugal e ExoLaunch. 
Composição e edição por "Espada & Escudo"






Modelização 3D via CEiiA






Emblema do "AEROS Blue Ocean Constellation"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA