NOVO SATÉLITE PORTUGUÊS COLOCADO EM ÓRBITA


Califórnia, EUA
4 de Março de 2024

Foi lançado pelas 22:05 (GMT) de 4 de Março de 2024, a partir de Vandenberg, Califórnia, nos EUA, o satélite português AEROS MH-1. Com uma massa de 4,5 kg e 30x10cm, e destinado a monitorização oceânica orbitando a Terra a 510 km de altitude (a um velocidade de 7 km/s, completando 1 órbita a cada 90 minutos), irá transmitir os dados recolhidos para o Teleporto de Santa Maria, na Região Autónoma dos Açores, operado pela Thales Edisoft Portugal, e que serão processados pela CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento), em Matosinhos, a 2 km do Porto de Leixões.

O satélite português foi transportado nos "containers" ("EXOpod") da Exolaunch pela missão "Transporter 10" do Falcon 9 da Space X, que colocou em órbita com esta missão um total de 53 satélites. Após um lançamento bem sucedido, o AEROS MH-1 entrou em órbita cerca das 23:00 (GMT) e irá levar cerca de de 24 horas até completar as operações de abertura dos painéis e de carregamento as baterias e proceder então, mais tarde, à sua primeira comunicação - que será recebida no Teleporto de Santa Maria, nos Açores.

Trata-se de um "nano satélite", destinado a desenvolver tecnologias e competências portuguesas para monitorizar e valorizar o Oceano, assente numa plataforma de CubeSat de 3U (cada U corresponde a um cubo de dimensionamento standardizado de 10 cm de aresta), equipada com um conjunto de sensores e componentes standard COTS ("Commercial off-the-shelf"), e que transporta um sensor hiperespectral (camara da SpinWorks), um rádio definido por "software" e um sistema de reflectometria de GNSS ("Global Navigation Satellite System"). Fará parte da "Blue Ocean Constellation" - um conjunto de outros satélites a lançar e que operarão de forma integrada.

O AEROS MH-1, desenvolvido desde 2020, representa um investimento de 2,78 milhões de EUR, co-financiados em 68 % (1,88 milhões de EUR) pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), ref. POCI-01-0247-FEDER-045911. É co-financiado ainda pelo Compete 2020, pelo Açores 2020, pelo Portugal 2020, pelo Governo dos Açores, pelo Lisboa 2030, pela CRESC Algarve 2020, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pelo MIT Portugal.

O desenvolvimento e construção do AEROS MH-1 é da responsabilidade de um consórcio nacional liderado pela Thales Edisoft Portugal, composto por 9 entidades: EDISOFT - Empresa de Serviços e Desenvolvimento de Software SA; CEiiA - Centro de Engenharia de Desenvolvimento; DSTELECOM – Dstelecom, SA; UMinho - Universidade do Minho; Spin Works, SA; FCUP – Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; Universidade do Algarve; IST - Instituto Superior Técnico; e a CoLAB +ATLANTIC – Associação Para Um Laboratório Colaborativo do Atlântico.

A designação "MH" é um homenagem a Manuel Frederico Tojal de Valsassina Heitor, doutorado em Engenharia Mecânica (Combustão Experimental) pelo Imperial College London, em 1985, pós-Doutorado pela Universidade da Califórnia (San Diego), em 1986, ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da República Portuguesa, 2015-2019, e um dos impulsionadores do projecto.

O Teleporto de Santa Maria, da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço, tutelada pela Governo da Região Autónoma dos Açores, corresponde a um aglomerado de infraestruturas de base espacial compreendendo, em particular, a Estação de Rastreio de Lançadores de Satélites da Agência Espacial Europeia (ESA), a "Galileo Sensor Station" da ESA e a Estação EUMETSAT, parte da infraestrutura terreste da Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (EUMETSAT).

Este trata-se do segundo satélite português, depois do PoSAT-1, colocado em órbita a 26 de Setembro de 1993, com lançamento por um foguetão Ariane 4 (modelo AR 40) a partir do "Centre Spatial Guyanais", na Guiana Francesa. Deixou de transmitir em 2006 e projecta-se a sua re-entrada na atmosfera da Terra em 2043.

Fotos por CEiiA, Thales Edisoft Portugal e ExoLaunch. 
Composição e edição por "Espada & Escudo"






Modelização 3D via CEiiA






Emblema do "AEROS Blue Ocean Constellation"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124