REMUNICIAMENTO, PREPARAÇÃO E DISPARO DE PLATAFORMA RUSSA DE FOGUETES MÚLTIPLOS


Donetsk, Ucrânia
Março de 2024

Operação de remuniciamento, preparação e disparo de uma plataforma de lançamento múltiplo de foguetes 9P140 ("9П140") BM-27 "Uragan" ("Ураган"; "Furacão"), sobre chassis viatura 8x8 ZiL-135LMP, por parte do Batalhão "Vostok" afecto às Forças Armadas da Federação Russa, na região Sul de Donetsk, na Ucrânia, em Março de 2024.

O BM-27 (GRAU 9P140) está equipado com 16 tubos lançadores para foguetes de 220 mm, cada um deles com 4,8 metros de comprimento e 280 Kgs, com uma carga explosiva individual de aproximadamente 100 Kg (bem como variantes com "clusters" de sub-munições ou cargas incendiárias). Pode projectar um único foguete ou toda uma salva completa das 16 unidades - caso em que consegue uma cobertura de uma zona alvo em redor dos 4 hectares, com um alcance de até 34 km. Com o apoio dos meios de suporte à recarga, a partir da viatura 8x8 9T452 (que aqui surge em operação), assente sobre o mesmo chassis e equipada com grua, pode alcançar uma segunda salva em cerca de 15 a 20 minutos.

O Batalhão "Vostok" foi estabelecido originalmente, a 9 de Maio de 2014, como parte das forças separatistas-independentistas da autoproclamada República Popular de Donetsk (DPR / DNR, "Donetskaya Narodnaya Respublika"; "Доне́цкая Наро́дная Респу́блика", ДНР), Pró-Federação Russa. Desde Setembro de 2022, e já com a designação formal de Brigada, após a declaração de anexação da República Popular de Donetsk por parte da Federação Russa, esta unidade passou a assumir a designação de 114.ª Brigada Motorizada Independente da Guarda, número 08818 ("114-я отдельная гвардейская мотострелковая Енакиевско-Дунайская бригада", 114 омсбр) das Forças Russas.

Fotos a partir de vídeo via Ministério da Defesa da Federação Russa | "Министерство обороны Российской Федерации"
Composição e edição por "Espada & Escudo"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124