CV90 COM PROTECÇÃO BARRACUDA EM MANOBRA DE ESTRADA NA UCRÂNIA


Chasiv Yar, Bakhmut, Donetsk, Ucrânia
5 de Março de 2024

Viatura blindada CV90 (Strf 9040C) ao serviço das Forças Armadas da Ucrânia, em manobra próximo da linha da frente de Chasiv Yar ("Часів Яр") a cerca de 12 km a Oeste do centro de Bakhmut ("Бахмут"), na região administrativa de Donetsk ("Донецьк"), no Leste da Ucrânia, a 5 de Março de 2024. Está aqui equipada com protecção de camuflagem multiespectral Saab Barracuda MCS ("Mobile Camouflage System") que, além dos elementos de mitigação de visibilidade e de identificação silhueta, permitem reduzir a assinatura térmica da viatura.

A CV90 é uma viatura blindada de fabrico sueco, de 23 toneladas, com 6,55 metros de comprimento, com uma guarnição de 3 elementos e podendo transportar 6 a 7 militares equipados. Tem como armamento principal um peça automática Bofors de 40 mm, com 234 munições; contando ainda com uma metralhadora co-axial Kulspruta m/39C em calibre 7.62×51mm NATO. Propulsionada por um motor V8 diesel Scania DSI 14 consegue alcançar uma velocidade máxima de 70 km/h com um alcance operacional de 320 km. A variante Strf 9040C corresponde ao melhoramento da Strf 9040B1 com placas adicionais de blindagem. Compreende peça estabilizada, controlo digital de tiro, bem como ópticas com visão térmica e nocturna.

As Forças Armadas da Suécia possuem actualmente mais de 4 centenas de unidades da viatura blindada CV90 (em diferentes versões). A 19 de Janeiro de 2023 o Governo da Suécia comunicou o fornecimento, entre outro material, de 50 unidades da mesma à Ucrânia, que deram entrada neste Teatro de Operações em Junho de 2023.

Foto por Oleksandr Ratushniak | Reuters

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124