F-16 POLACOS SOBRE A ESTÓNIA


Estónia
13 de Fevereiro de 2024

Duas aeronaves Lockheed Martin F-16C "Fighting Falcon" da Força Aérea da Polónia, a operar sobre a Estónia, a partir da base aérea de Ämari, a 13 De Fevereiro de 2024, parte do "Contingente Militar Polaco Orlik" ("Polski Kontyngent Wojskowy Orlik", PKW "Orlik") - um destacamento afecto, num modelo de rotação, desde 2006, à protecção do espaço aéreo dos Estados Bálticos (Estónia, Letónia e Lituânia) sob a égide do "NATO Baltic Air Policing". A base aérea de Ämari dista 200 km da fronteira, a Leste, com a Federação Russa, e 350 km da sua segunda maior cidade e base da Fronta do Báltico, São Petersburgo.

Este F-16C (Block 52+) estão aqui armados, na extremidade da asa, com mísseis ar-ar de médio alcance, guiados por radar, AIM-120C AMRAAM, e, no ponto de fixação sob a asa, com mísseis ar-ar de curto-alcance, guiados por infra-vermelho, AIM-9X "Sidewinder". No ponto de fixação mais próximo da fuselagem contam com 2 depósitos adicionais de combustível.

Em posição central, sob a fuselagem, podemos observar um "pod" de gestão de alvos Lockheed Martin AN/AAQ-33 "Sniper" ATP ("Advanced Targeting Pod"), dotado de sensores electro-ópticos de alta-definição, FLIR ("Forward-Looking InfraRed"), apontador laser, registo de vídeo e metadados, e sistema integrado de identificação e seguimento de alvos aéreos e de superfície.

A Força Aérea da Polónia conta actualmente com 48 unidades de F-16, repartidas por 36 unidades de F-16C e 12 unidades de F-16D (dois lugares).

Foto por Rafał Samluk | Combat Camera Poland

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124