FORÇAS ARMADAS UCRANIANAS A OPERAR "DRONE" DE RECONHECIMENTO "VECTOR" DE FABRICO ALEMÃO


Bakhmut, Donetsk, Ucrânia,
12 de Março de 2024

Aeronave não tripulada ("drone") de reconhecimento "Vector", desenhado e produzido pela empresa alemã Quantum Systems, ao serviço das Forças Armadas da Ucrânia, a ser lançado próximo da linha da frente de Bakhmut, Donetsk, no Leste da Ucrânia, a 12 de Março de 2024.

O "Vector" tem um peso máximo à descolagem de 8.5 kgs, com uma envergadura de asa de 2,8 metros, podendo ser transportado numa mala de 80x54x35 cm. Com três motores (um na cauda, e um em cada asa), tem uma velocidade máxima de 25 metros por segundo (90 km/h), um alcance de comando portátil de até 35 km, com uma autonomia operacional de 180 minutos. No seu "payload" conta com sensores electro ópticos Trillium HD40-LV EO/IR ou Nextvision NightHawk2-UZ EO/IR, ambos com capacidade de 360 graus, alta resolução, infra-vermelho, seguimento de objectos, estabilização, "streams" com cifra de segurança KLV (SMPTE 336M-2007), etc.

Trata-se de uma plataforma "2 em 1" podendo, com a mesma fuselagem e com os mesmos aviónicos, ser convertido da configuração de asa fixa do "Vector" para o "tricopter" designado por "Scorpion" (especialmente vocacionado para contextos urbanos). Em ambas as configurações opera em modo de aterragem e descolagem vertical (VTOL).

Foi desenhado pela Quantum Systems (fundada em 2015, em Munique, Alemanha) para endereçar um conjunto alargado de missões, civis e militares, compreendendo desde o reconhecimento, ao apoio à busca e salvamento, ao suporte à prevenção e combate a incêndios ao controlo de tráfego e de fronteiras.

Em Agosto de 2022 o Ministério da Defesa da Ucrânia adquiriu 33 unidades do "Vector" tendo, em Janeiro de 2023, reforçado este pedido para mais 105 unidades e, em Maio de 2023, com mais 300 unidades.

Foto por Oleksandr Ratushniak | Reuters





Diagrama técnico e dimensões do "Vector" e da mochila de transporte. Via Quantum Systems

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124