FRAGATA FRANCESA DISPARA MÍSSIL E ARTILHARIA EM DEFESA CONTRA ATAQUES DO "MOVIMENTO HOUTHI"


Março de 2024
Golfo de Aden

Fragata "Alsace" (D656), classe Aquitaine (FREMM, "Frégate Européenne Multi-Mission") da Marinha Francesa, intercepta ataque de drones e mísseis projectados pelo "Movimento Houthi" recorrendo a míssil de defesa anti-aérea "Aster" 15 e a disparos da peça de artilharia Oto Melara (OM) "Super Rapid" (SR) de 76mm, no Golfo de Aden, Março de 2024. No vídeo podemos observar ainda, na sala de comando de operações, o acompanhamento ao "drone" (posição e trajectória) face à posição da fragata. Tendo os mísseis Aster uma velocidade em torno dos 1 030 m/s (Mach 3), o impacto que podemos observar no vídeo terá tido lugar a cerca de 2 milhas náuticas (3 a 4 km) da fragata.
Comandada pelo Capitão de Mar-e-Guerra (OF-5) Jérôme Henry, a fragata "Alsace" ao serviço da "Marine Nationale" desde 2021, foi referenciada a cruzar o Canal do Suez e a entrar no Teatro de Operações do Mar Vermelho de 20 para 21 de Janeiro de 2024. As forças francesas operam neste Teatro de Operações sob a égide da Operação ASPIDES, lançada a 19 de Fevereiro de 2024 pela Força Naval da União Europeia (EUNAVFOR), para a protecção das rotas marítimas no contexto da Resolução n.º 2722 do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Os mísseis de defesa anti-áerea Aster ("Aérospatiale Terminale") 15/30 têm uma massa de 310 a 450 kg, transportando uma ogiva de 15 kg de alto-explosivo de fragmentação, com detonação por proximidade, projectado fragmentos com um raio letal de 2 metros. Têm um alcance de 30 a 120 km, sendo guiados por inércia e por infra-vermelho. A fragata "Alsace" está equipada com plataforma de lançamento vertical (VLS) SYLVER A50 com 32 celulas que podem ser armadas com mísseis Aster 15 (curto-médio alcance) e Aster 30 (longo-alcance).
A Oto Melara (OM) "Super Rapid" (SR) de 76mm (L62), com 85 munições na torre e que pode alcançar uma cadência de 2 disparos por segundo, estará aqui usar munições de tipologia HE PFF ("High Explosive Pre-Formed Fragments", "Alto Explosivo Fragmentos Pré-Formados"), aptas para uso contra objectivos de superfície (e.g., lanchas-rápidas) ou aéreos (e.g., mísseis ou aeronaves). Correspondem a uma carga de alto explosivo de fragmentação, projectada a uma velocidade inicial de 905 m/s, com um alcance máximo de 16 km, com um projéctil de 6,3 kg contendo cubos de tungsténio destinados, com detonação por proximidade (ou contacto), a serem espalhados em nuvem sobre o objectivo e, assim, de o conseguir destruir ou colocar fora de acção.
As forças Ansar Allah ("أَنْصَار ٱللَّٰه", "Apoiantes de Deus"), conhecidas popularmente por "Movimento Houthi", com origens na década de 1990, levaram a efeito uma grande ofensiva militar em 2014, tomando a capital Sanaa, e derrubando o governo central do Iémen, liderado por Abdrabbuh Mansur Hadi ("عبدربه منصور هادي"). Tem lugar, em 2015, uma contra-intervenção militar, apoiada pela Arábia Saudita, visando a reposição do governo e a contenção do "Movimento Houthi". Esta intervenção não alcançou os seus objectivos, estando o Iémen numa situação de impasse e de conflito aberto, mantendo-se o controlo da capital e da parte ocidental do Iémen por parte do "Movimento Houthi". Este movimento tem conduzido ataques, desde Novembro de 2023, de abordagem e com recurso a mísseis e "drones", contra meios navais mercantes internacionais em trânsito no Golfo de Adén e no Mar-Vermelho.




Vídeo via France 2
Editado por "Espada & Escudo"





Fragata "Alsace" (D656), classe Aquitaine (FREMM, "Frégate Européenne Multi-Mission") da Marinha Francesa, Golfo de Aden - Mar Vermelho, Março de 2024. Foto via video France 2.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124