DESTACAMENTO DE ACÇÕES ESPECIAIS DA MARINHA PORTUGUESA EM TREINO DE ABORDAGEM A CORVETA ROMENA


Mangalia, Roménia
12 de Março de 2024

Militares do Destacamento de Acções Especiais (DAE) da Marinha de Portugal e do 164.º Esquadrão da Força de Operações Especiais da Marinha da Roménia conduzem, no contexto do exercício internacional anual "Trojan Footprint", uma acção de visita, abordagem, busca e captura de meios navais ("Visit, Board, Search, and Seizure", VBSS) sobre a corveta Almirante "Petre Barbuneanu" ("Petre Bărbuneanu") número de amura 260, "callsign" YQXF, da classe homónima (NATO "Tetal-I") da Marinha Romena, a 12 de Março de 2024.
A corveta romena, ao serviço desde 1983, com 93 metros de comprimento e 1 600 toneladas, a manobrar na região portuária de Mangalia, não interrompendo a sua marcha, é abordada a estibordo (na secção à ré) por embarcações semi-rígidas que procedem, por acção de escadas rígidas, ao acesso ao convés e prosseguem então à negociação de escadas e à entrada no interior.
Os militares portugueses estão afectos à 6ª Força Nacional Destacada de Operações Especiais da Marinha Portuguesa (6FND SOMTU ROU), que integra o Contingente Nacional na Roménia. Os militares romenos aqui presentes estão afectos ao 164.º Esquadrão "Forte Navale pentru Operatii Speciale" (FNOS) da Força de Operações Especiais Marítima Romena.
O "Trojan Footprint" é um exercício anual, de forças de operações especiais, realizado na Europa desde 2016, promovido pelo Comando de Operações Especiais dos Estados Unidos para a Europa" ("U.S. Special Operations Command Europe", SOCEUR), decorrendo em âmbito de parceiros e aliados NATO. A edição em curso, iniciada a 4 de Março e a decorrer até 15 de Março de 2024, com 13 países envolvidos, tem especial enfoque na região Balcânica e do Mar Negro (Roménia, Bulgária e Geórgia), e enquadra-se no âmbito mais alargado do exercício NATO "Steadfast Defender".
Mangalia, geo-referenciação 43.79787783349564, 28.58940066488004 ref. https://maps.app.goo.gl/xchHzxNLt19dgZjk9 , é uma cidade portuária e base naval no Mar Negro, na Roménia, que dista cerca de 190 km da fronteira, a Norte, com a Ucrânia, e cerca de 340 km de Odesa, a terceira maior cidade ucraniana e também porto do Mar Negro.




Vídeo via Ministério da Defesa Nacional da Roménia ("Ministerul Apărării Naţionale", MApN)






Emblema da edição 2024 do Exercício "Trojan Footprint"


Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124