OPERAÇÕES ESPECIAIS DA MARINHA INDIANA RESGATAM NAVIO TOMADO POR PIRATAS SOMALIS


16 de Março de 2024
Ilha de Socotorá, Mar Arábico

A Marinha Indiana desencadeou a 16 de Março de 2024, no Mar Arábico, ao largo da ilha ieménita de Socotorá, uma acção de forças de operações especiais para visita, abordagem, busca e captura de meios navais ("Visit, Board, Search, and Seizure", VBSS) sobre o navio mercante "Ruen" (IMO: 9754903) tomado por piratas somalis.

A acção foi coordenada a partir da fragata INS "Kolkata" (D63) da Marinha Indiana, com apoio do navio patrulha INS "Subhadra" (P51), e com uma força aerotransportada de "Marine Comandos" (MARCOS), a unidade de operações especiais da Marinha Indiana, projectada, com duas das suas embarcações pneumáticas de assalto, a parte de aeronave C-17 "Globemaster".

Com o navio mercante interceptado pelo meios navais da Marinha Indiana, e já sob reconhecimento táctico de proximidade dos seus "drones" de operação VTOL ("Vertical Take-Off and Landing"), a força de "MARCOS" largou as suas duas "Combat Rubberised Raiding Craft (CRRC) sobre o mar e projectou-se de seguida, por paraquedas, sobre as mesmas - que iriam então operar para abordar o navio, dominar os piratas e resgatar todos os reféns.

Todos os 35 piratas renderam-se e todos os 17 tripulantes búlgaros (da Navibulgar) feitos reféns foram resgatados. A acção decorreu ao longo de 40 horas, compreendendo o apoio de aeronaves não tripuladas de reconhecimento táctico "ISS Spotter" (de fabrico francês) e aeronave de patrulha e reconhecimento marítimo P-8 (I) "Poseidon".

O navio mercante "Ruen" (IMO: 9754903), sob pavilhão de Malta, um cargueiro construído em 2016, deslocando 41 607 toneladas, com um comprimento de 185 metros e uma boca de 31 metros, foi capturado por piratas somali a 14 de Dezembro de 2023, a operarem ao largo da ilha de Socotra ("سُقُطْرَىٰ"), geo-referenciação 12.510000, 53.920000, ref. https://maps.app.goo.gl/pFKeHjjCRwyg79Ht5 , a cerca de 2 600 km a Oeste de Goa, na Costa Ocidental da Índia. A Ilha de Socotorá dista cerca de 300 km da costa da Somália, a Oeste, e cerca de 450 km da costa do Iémen, a Norte, de cujo território faz parte.

A Marinha Indiana desenvolve a sua acção neste Teatro de Operações sob a égide da sua Operação "Sankalp" ("संकल्प") iniciada em 2019 para protecção da navegação na região do Mar Arábico, Golfo de Aden, Mar Vermelho, Golfo de Oman, Estreito de Ormuz e Golfo Pérsico. A expressão "Sankalp" designa, em sânscrito, a vontade, a determinação, a ideia e a convicção em resolver algo.

No início do século XVI, a Ilha de Socotorá foi conquistada por Forças Portuguesas, comandadas por Tristão da Cunha com Afonso de Albuquerque, tendo aí sido edificado, em 1507, o Forte de São Miguel de Socotorá, no topo de Jebel Hawari. Em 1511 as forças portuguesas retirariam da ilha, demolindo a fortificação.

Foto via Marinha Indiana





Lançamento das embarcações pneumáticas de assalto da força "MARCOS" da Marinha Indiana a partir da aeronave C-17. 16Mar2024. Vídeo via Força Armadas Indianas

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124