PARAQUEDISTAS RUSSOS DISPARAM CANHÃO SEM RECUO NA LINHA DA FRENTE PRÓXIMA DE BAKHMUT


Ivanivske, Donetsk, Ucrânia
Março de 2024

Municiamento e disparo de um canhão sem recuo SPG-9 "Kopyo" (СПГ-9 "Копьё", "Lança"), de alma lisa, de calibre 73 mm, por parte de militares da 11.ª Brigada Independente de Assalto Aerotransportado ("11-я отдельная гвардейская десантно-штурмовая ордена Суворова бригада", 11 гв. одшбр, 32364) das Forças Armadas da Federação Russa, em finais de Março de 2024, na linha da frente de Ivanivske, ("Іванівське"), a cerca de 6 km de Bakhmut, Donetsk no Leste da Ucrânia.
Podemos observar no vídeo a preparação das cargas, com a junção do elemento propulsor, OG-9P (ОГ-9П), à granada de alto-explosivo de fragmentação, OG-9M (ОГ-9M); o seu carregamento no SPG-9; o fecho da culatra e o disparo. A granada de alto-explosivo de fragmentação, OG-9M (ОГ-9M), com 660 gramas de explosivo TD-50, pode ser projectada até uma distância efectiva 1 000 metros e máxima de 4 500 metros, sendo usada, tipicamente, contra pessoal a descoberto ou como elemento de supressão de fogo sobre posições de armas pesadas.
O SPG-9 tem um peso de 38 kg (sem tripé), que ascende a quase 60 kg em tripé em posição pronto a fazer fogo. Tem um comprimento de 2,36 metros. De calibre 73mm e alma lisa dispara munições congéneres das usadas pela peça de 73 mm 2A28 Grom da viatura blindada BMP-1.





Vídeo via Ministério da Defesa da Federação Russa | "Министерство обороны Российской Федерации"






Diagrama da granada de alto-explosivo de fragmentação, OG-9M (ОГ-9M), ao topo; e da carga propulsora, OG-9P (ОГ-9П), em baixo. Diagrama via OSINT





Emblema da 11.ª Brigada Independente de Assalto Aerotransportado ("11-я отдельная гвардейская десантно-штурмовая ордена Суворова бригада", 11 гв. одшбр, 32364) das Forças Armadas da Federação Russa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124