TREINO DE COMANDO E CONTROLO COM GRUPO DE CARROS DE COMBATE DO EXÉRCITO PORTUGUÊS


Santa Margarida, Constância, Santarém, Portugal
1 de Março de 2024

Leopard 2A6 do Grupo de Carros de Combate (GCC) da Brigada Mecanizada (BrigMec) do Exército Português, num treino de meios de Comando e Controlo (C2), a 1 de Março de 2024, Campo Militar de Santa Margarida (Constância, Santarém). Este treino, integrado com a Companhia de Transmissões da BrigMec e com o Regimento de Transmissões (RTm), no Porto, fez uso do "Battlefield Management System" (BMS), uma plataforma de comunicações e sistemas de informação, que permite, entre as unidades no terreno e o comando, partilharem uma visão operacional comum ("Common Operational Picture", COP).

O sistema de BMS em uso pelo Exército de Portugal, equipando os Leopard 2A6, as Pandur II 8x8 e as Viaturas Tácticas Ligeiras Blindadas, foi desenvolvido por um consórcio constituído pelo Ministério da Defesa Nacional, Exército, Marinha, Autoridade Marítima Nacional, INESC-ID Lisboa e a Critical Software.

O Grupo de Carros de Combate (GCC), comandado pela tenente-coronel Elisabete Silva, iniciou a 26 de Janeiro de 2024 a preparação de um pelotão, composto por 5 carros de combate Leopard 2A6 e um efectivo total de 27 militares, para serem projectados, no início de Julho de 2024, junto do Grupo de Batalha Multinacional da NATO da Eslováquia (NATO "MultiNational BattleGroup Slovakia", MNBG SVK).

Foto via Brigada Mecanizada




Vista da consola de operação do "Battlefield Management System" (BMS) no interior do Leopard 2A6 do GCC da BrigMec. Foto via Brigada Mecanizada


Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124