UNIDADE ESPECIAL DA POLÍCIA NACIONAL DO HAITI COM G3 MODERNIZADA


Port-au-Prince, Haiti
7 de Fevereiro de 2024

Operacionais da Unidade Temporária Anti-Gang ("Unité Temporaire Anti-Gang", UTAG) da Polícia Nacional do Haiti ("Police Nationale d'Haïti", PNH), com camuflados de padrão "Tiger Stripe" ("Riscas de Tigre") e armados com espingardas automáticas Heckler & Koch G3 (MC51), calibre 7.62×51mm NATO, modernizadas (coronha Mission First Tactical BMSMIL-EXD, calha Picatinny superior, guarda mão), em acção nas ruas de Port-au-Prince, capital do Haiti, a 7 de Fevereiro de 2024, face a motins armados liderados pelo movimento revoltoso "Brigada de Segurança das Zonas Protegidas ("Brigade de Sécurité des Zones Protégées", BSAP), uma agência ambiental governamental que, contestado o Primeiro-Ministro Ariel Henry, se transformou, ao longo dos últimos anos, numa força paramilitar.

Criada em 1995, a Polícia Nacional do Haiti, actualmente a única força de segurança (ou defesa) do País, contava em 2023 com cerca de 9 mil elementos, para um população na ordem de 11,9 milhões de habitantes em 27 750 km². A 23 de Setembro de 2023 a Polícia Nacional do Haiti apresentou a Unidade Temporária Anti-Gang ("Unité Temporaire Anti-Gang", UTAG), estabelecida sob o comando de Frantz Elbé (Director Geral da PNH).

O Haiti debate-se com acções violentas de grupos armados e com uma situação de profunda instabilidade económica, social e política após o assassinato do presidente Jovenel Moïse, a 7 de Julho de 2021, e do violento sismo de Agosto de 2021. Entre 1 e 3 de Março de 2024, têm lugar motins generalizados e assalto por grupos armados insurrectos às cadeias de Croix des Bouquets e Port-au-Prince (libertando cerca de 4 700 reclusos) e ao Aeroporto Internacional de Port-au-Prince. Os motins e ataques de grupos armados prosseguiram ao longo dos dias seguintes com repetidos ataques ao aeroporto, a esquadras de polícia e outras infra-estruturas nacionais. A 12 de Março de 2024, o Primeiro-Ministro Ariel Henry, entretanto exiliado em Porto-Rico, demitiu-se de funções, assumidas interinamente pelo Ministro das Finanças, Michel Patrick Boisvert.

Foto por Richard Pierrin | Agence France Press, AFP






Emblema da Unidade Temporária Anti-Gang ("Unité Temporaire Anti-Gang", UTAG) da Polícia Nacional do Haiti ("Police Nationale d'Haïti", PNH)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124