DRONES "MAGURA" ATACAM NAVIO PATRULHA RUSSO NO LESTE DA CRIMEIA


Feodosia, Crimeia, Ucrânia
5 de Março de 2024

Na noite de 4 para 5 de Março de 2024, o navio patrulha "Sergey Kotov" ("Сергей Котов"), número de amura 383 da classe Project 22160, da Frota do Mar Negro da Federação Russa, foi atacado com recurso a vários "drones" navais de superfície "Magura v5" operados pelo "Group 13" da Direcção Geral dos Serviços de Informações Militares da Ucrânia, na região portuária de Feodosia ("Феодосия"), no Leste da Crimeia, a cerca de 100 km a Oeste da Ponte de Kerch.
Ao serviço da Marinha da Federação Russa desde 2022, o "Sergey Kotov" ("Сергей Котов") desloca 1 800 toneladas, com um comprimento de 91,3 metros, uma boca de 14,5 metros e um calado de 4,8 netros, capaz de uma velocidade máxima de 22,5 nós. Equipado com convés de voo que pode receber um helicóptero Ka-27. Com uma guarnição de 40 elementos, está armado, à vante, com uma peça AK-176MA de 76mm; e com 2 metralhadoras pesadas MTPU-1 de 14,5mm. A Frota do Mar Negro conta com 4 navios desta classe, sendo este o mais recente ao seu serviço.
Referenciadas desde Novembro de 2022 pelo Ministério da Transformação Digital da Ucrânia ("Міністерство цифрової трансформації України, Мінцифра"), ref.  https://espada-e-escudo.blogspot.com/2022/11/detalhes-de-drone-naval-ucraniano.html , e apresentadas internacionalmente no certame "Defense Industry Fair (IDEF) em Julho de 2023, em Instambul, na Turquia, as "Magura V5" são embarcações não tripuladas, de tipologia dita "kamizaze", transportando uma ogiva de alto-explosivo de 200 kg, com 5,5 metros de comprimento, deslocando cerca de 1 tonelada, com um alcance operacional de até 800 km e uma janela de operação de 60 horas, com um velocidade máxima de 42 nós (em cruzeiro, 22 nós). Conta com navegação automatizada por inércia, por GPS e por controlo visual manual com 3 camaraas de alta definição. Apresentam um custo de produção de cerca de 250 mil EUR. O "Group 13", que os opera, é uma unidade de operações especiais afecta à Direcção Geral dos Serviços de Informações ("Golovne Upravlinnya Rozvidky", GUR | "Головне управління розвідки", ГУР) do Ministério da Defesa da Ucrânia.
As "Magura V5" foram responsáveis, na noite de 31 de Janeiro de 2024 para 1 de Fevereiro de 2024, pelo ataque e afundamento da corveta lança-mísseis "Ivanovets" ("Ивановец", número de amura 954, ex R-334), da classe Tarantul-II (Projecto 1241.1), da Frota do Mar Negro ("Черноморский флот") da Federação Russa, em patrulha no Mar Negro, nas proximidades do Lago Donuzlav ("Донузлав"), no Noroeste da Crimeia, ref.  https://espada-e-escudo.blogspot.com/2024/02/afundamento-da-corveta-russa-ivanovets.html ; e, a 14 de Fevereiro de 2024, pelo ataque, ao largo de Alupka, também na Crimeia, ao navio de assalto anfíbio "Caesar Kunikov" ("Tsezar Kunikov", "цезарь куніков"), classe Project 775 (designação NATO "Ropucha") da Frota do Mar Negro da Marinha da Federação Russa, ref.  https://espada-e-escudo.blogspot.com/2024/02/drones-navais-ucranianos-atacam-navio.html .
"Magura" ("Ма́ґура") corresponde, na mitologia eslava, a uma valquíria, filha de Perun ("Перýн"), Deus do raio, do trovão, da guerra e dos guerreiros. É um ícone mitológico de luta e de vitória.



Vídeo via GUR (Serviços de Informações Militares da Ucrânia)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124