"DRONES" NAVAIS UCRANIANOS ATACAM NAVIO DE ASSALTO ANFÍBIO RUSSO AO LARGO DA CRIMEIA
Alupka, Crimeia, Ucrânia
14 de Fevereiro de 2024
Ataque ao navio de assalto anfíbio "Caesar Kunikov" ("Tsezar Kunikov", "цезарь куніков"), classe Project 775 (designação NATO "Ropucha") da Frota do Mar Negro da Marinha da Federação Russa, com recurso recurso a vários "drones" navais de superfície "Magura v5" operados pelo "Group 13" da Direcção Geral dos Serviços de Informações Militares da Ucrânia, a 14 de Fevereiro de 2024, ao largo da região balnear de Alupka ("Алу́пка") no Sul da Crimeia, Ucrânia. Esta navio, foi, a 10 de Agosto de 2008, o navio almirante da Marinha da Federação Russa na batalha naval com navios da Marinha da Geórgia, no Mar Negro Oriental, ao largo da Abecásia.
O "Caesar Kunikov" (BDK-64), ao serviço da Marinha da Federação Russa desde 30 de Setembro de 1986, actualmente afecto à 197.ª Brigada de Navios de Desembarque da Frota do Mar Negro, com o número de amura 158, desloca 4 000 toneladas, com um comprimento de 112 metros, uma boca de 15 metros e um calado de 4,3 metros. Tem uma velocidade máxima de 17 nós e um alcance operacional de 11 000 km. Com uma guarnição de 1 centena de elementos, está armado com 2 peças duplas AK-725 de 57mm e com 2 lançadores de foguetes múltiplos de 122mm, de 40 tubos, A-215 Grad-M.
Pode transportar, para operações de desembarque, 10 carros de combate (ou mais de 20 viaturas blindadas) e 340 militares equipados - ou, como meio de transporte logístico, cargas para re-abastecimento de armas e munições. Em linha com as explosões secundárias referenciadas após o impacto inicial, o navio estaria muito provavelmente a transportar uma carga substancial de munições de artilharia, foguetes e/ou mísseis.
Referenciadas desde Novembro de 2022 pelo Ministério da Transformação Digital da Ucrânia ("Міністерство цифрової трансформації України, Мінцифра"), ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2022/11/detalhes-de-drone-naval-ucraniano.html , e apresentadas internacionalmente no certame "Defense Industry Fair (IDEF) em Julho de 2023, em Instambul, na Turquia, as "Magura V5" são embarcações não tripuladas, de tipologia dita "kamizaze", transportando uma ogiva de alto-explosivo de 200 kg, com 5,5 metros de comprimento, deslocando cerca de 1 tonelada, com um alcance operacional de até 800 km e uma janela de operação de 60 horas, com um velocidade máxima de 42 nós (em cruzeiro, 22 nós). Conta com navegação automatizada por inércia, por GPS e por controlo visual manual com 3 camaraas de alta definição. Apresentam um custo de produção de cerca de 250 mil EUR. O "Group 13", que os opera, é uma unidade de operações especiais afecta à Direcção Geral dos Serviços de Informações ("Golovne Upravlinnya Rozvidky", GUR | "Головне управління розвідки", ГУР) do Ministério da Defesa da Ucrânia.
As "Magura V5" foram responsáveis, na noite de 31 de Janeiro de 2024 para 1 de Fevereiro de 2024, pelo ataque e afundamento da corveta lança-mísseis "Ivanovets" ("Ивановец", número de amura 954, ex R-334), da classe Tarantul-II (Projecto 1241.1), da Frota do Mar Negro ("Черноморский флот") da Federação Russa, em patrulha no Mar Negro, nas proximidades do Lago Donuzlav ("Донузлав"), no Noroeste da Crimeia, ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2024/02/afundamento-da-corveta-russa-ivanovets.html .
"Magura" ("Ма́ґура") corresponde, na mitologia eslava, a uma valquíria, filha de Perun ("Перýн"), Deus do raio, do trovão, da guerra e dos guerreiros. É a expressão que designa, também do romeno "mắgură", uma montanha isolada, tida como símbolo de conquista e esforço e com ritos de passagem associados a provas nos Montes Cárpatos (a cadeia montanhosa mais elevada da Ucrânia, na região Sudoeste, e que alcançam os 2 061 metros). É também, no contexto das Forças Armadas da Ucrânia, a alcunha da sua 47.ª Brigada Mecanizada Independente ("47-ма окрема механізована бригада", 47 ОМБр).
Vídeo via GUR (Serviços de Informações Militares da Ucrânia)
Comentários