DESTACAMENTO ESPECIAL "VEGA" DAS FORÇAS RUSSAS NO LESTE DA UCRÂNIA
Luhansk, Ucrânia
21 de Janeiro de 2024Treino de fogo-real de uma viatura blindada BMP-3, ao serviço do destacamento especial "Vega" ("Вега" em cirílico russo) das forças da Federação Russa, na região de Luhansk, no Leste da Ucrânia, a 21 de Janeiro de 2024. A viatura apresenta protecções contingentes com estruturas de painel de vedação tipo Nylofor 3D na lateral e de rede elástica (vulgo rede solta) na parte superior (visando a detonação prematura e mitigação do impacto de cargas anti-carro e de "drones"). Além do treino com viaturas blindadas, o destacamento "Vega" treinou aqui com disparo de mísseis guiados anti-carro, disparo de lança granadas automáticos e com operação de "drones" de reconhecimento.
Esta sub-unidade, afecta à 24.ª Brigada de Forças Especiais da Guarda ("24-й отдельной бригады специального назначения", 24 ОБрСпН), aquartelada em Novosibirsk ("Новосибирск"), na região Sul da Sibéria ("Сибирь"), conta com um efectivo de cerca de 400 elementos, maioritariamente militares voluntários oriundos de Novosibirsk, foi criada em Setembro de 2022 e comandada originalmente (e até Janeiro de 2024) por Andrei Panferov ("Андрей Панферов"), responsável político em Novosibirsk e um tenente-coronel (reserva) da GRU (ГРУ), os serviços de informações militares exteriores russos. Acumulam experiência de combate no Teatro de Operações do Afeganistão e no Teatro de Operações e da Guerra da Chechénia.
O BMP-3 ("БМП-3"), Objecto 688M, é uma viatura blindada anfíbia de lagartas, de 18,7 toneladas, com 7,14 metros de comprimento, com uma velocidade máxima de 72 km/h em estrada e de 45 km/h em campo, produzida pela Kurganmashzavod. Com uma guarnição de 3 elementos, e com capacidade para transportar no seu interior até 7 militares equipados, o BMP-3 está armado na sua torre com uma peça 2A70 de 100 mm, com 40 munições, e com um canhão automático 2A72 de 30 mm, paralelo à direita daquela, com uma carga típica de 300 munições de alto-explosivo e 200 munições perfurantes. Conta ainda, à esquerda da peça principal, com uma metralhadora co-axial PKT de 7,62mm. A peça de 100mm pode, além das munições "standard", disparar mísseis guiados anti-carro 9M117 "Bastion" (AT-10 "Stabber"), de que transporta até 8 unidades. Está ainda armada, nos extremos laterais da secção frontal, com mais 2 metralhadoras PKT de calibre 7,62mm.
Foto por Evgeny Biyatov | Agência Sputnik
Emblema da 24.ª Brigada de Forças Especiais da Guarda ("24-й отдельной бригады специального назначения"), aquartelada em Novosibirsk ("Новосибирск"), Sibéria, Federação Russa
Comentários