SUBMARINO ITALIANO E FORÇA DE OPERAÇÕES ESPECIAIS GREGA EM EXERCÍCIO NA SICÍLIA
Augusta, Sicília, Itália
26 de Feveriro de 2024Submarino da classe "Todaro" (Type 212A) da Marinha Italiana ("Marina Militare") no decurso do exercício "Dynamic Manta", no Porto de Augusta (ao fundo o complexo petroquímico de Augusta-Priolo), Sicília, Itália, 26 de Fevereiro de 2024. Tem aqui lugar um treino de projecção de uma força de operações especiais da Marinha Grega (DYK, ΔΥΚ, "Διοίκηση Υποβρυχίων Καταστροφών", "Unidade de Demolições Subaquáticas").
Este exercício, sob a égide do Comando Marítimo Aliado da NATO ("Allied Maritime Command", MARCOM), com a participação de 9 países, iniciou-se a 26 de Fevereiro de 2024 e decorrerá até 8 de Março de 2024, ao largo da costa Sul e Leste da Sicília, envolvendo 6 submarinos (das Marinhas de Itália, Grécia, França, Espanha e Turquia), alternando entre cenários de defesa e de ataque bem como em contexto de projecção de forças de operações especiais.
Participam no exercício aviões de patrulha marítima e de luta anti-submarina do Canadá, da Alemanha, da Grécia, da Turquia, do Reino Unido e dos Estados Unido; helicópteros navais de Itália; e os meios navais de superfície afectos ao "Standing NATO Maritime Group Two" (SNMG2), sob comando do Contra-Almirante Luca Pasquale Esposito.
O "Dynamic Manta", um exercício anual NATO de luta submarina e anti-submarina, decorre aqui, em Itália, a partir dos Portos de Catania e de Augusta e das Bases Aéreas de Catania e Sigonella.
Foto via Comando Marítimo Aliado da NATO ("Allied Maritime Command", MARCOM)
Comentários