VIATURA BLINDADA DAS FORÇAS AEROTRANSPORTADAS RUSSAS COM PLATAFORMA DE "JAMMER"
Bakhmut, Ucrânia
Dezembro de 2023Viatura blindada anfíbia BMD-4M afecta à 106.ª Divisão (106 гв. вдд, 55599) das Forças Aerotransportadas (VDV, "Vozdushno-Desantnye Voyska") das Forças Armadas da Federação Russa, na região de Bakhmut, Leste da Ucrânia da Ucrânia, em Dezembro de 2023. Além das protecções contingentes com estruturas de painel de vedação tipo Nylofor 3D (visando a detonação prematura e mitigação do impacto de cargas anti-carro e de "drones"), está equipado, à retaguarda, com plataforma de guerra electrónica RP-З77UVM1L "Lesochek" ("РП-377УВМ1Л" "Лесочек", lit. "Pequena Floresta"), destinada a interfir com frequências rádio (vulgo "jammer").
Esta viatura, afecta a unidades aero-transportadas e a contextos de alta mobilidade, ao serviço desde 2008, tem um peso de 13,6 toneladas com um comprimento de 6 metros. Tripulada por 3 elementos, pode transportar 4 outros militares equipados. Está armada, na sua torre "Bakhcha-U", com uma peça 2A70 de 100 mm, com 40 munições; com um canhão automático 2A72 de 30mm (paralelo à direita da peça de 100 mm), com 500 munições; e uma metralhadora co-axial PKT de 7,62 mm.
Tem uma velocidade máxima em estrada de 70 km/h, com uma autonomia de 500 km. Pode ser lançada, totalmente equipada e com tripulantes e passageiros, a partir de avião e com descida em pára-quedas.
BMD corresponde às iniciais de "Boyevaya Mashina Desanta" ("Боевая Машина Десанта"), que se traduz por "Viatura de Combate Aerotransportada".
Foto a partir de vídeo via Ministério da Defesa da Federação Russa | "Министерство обороны Российской Федерации
Comentários