BOMBARDEIROS ESTRATÉGICOS DOS EUA OPERAM A PARTIR DO TEXAS PARA ATAQUES SOBRE SÍRIA E IRAQUE


Dyess, Texas, EUA
1 de Fevereiro de 2024

Descolando da Base Aérea de Dyess no Estado do Texas, EUA, cerca das 23h20 de 1 de Fevereiro de 2024, um dos bombardeiros B1-B "Lancer" da "28th Bomb Wing" da Força Aérea dos Estados Unidos ("U.S. Air Force") afecto à missão de ataque sobre objectivos na Síria e no Iraque realizada ao início da noite de 2 de Fevereiro de 2024 (cerca das 21h00 GMT, meia-noite local). Foram referenciadas bombas guiadas JDAM ("Joint Direct Attack Munition") GBU-31 Mark 84 de 2 000 libras (900kg) em preparação operacional para armar estes mesmos bombardeiros. Um B1-B pode transportar um total de 24 bombas GBU-31, repartidas em 8 unidades por cada uma das suas 3 baias.

Esta missão de ataque, coordenada pelo "U.S. Central Command" (US CENTCOM), visou um conjunto de 85 objectivos na Síria e no Iraque, sobre os quais foram usadas 125 munições de precisão. Estes objectivos estarão sob controlo de grupos com o apoio da Força Quds ("نیروی قدس"), um dos 5 ramos do Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica ("سپاه پاسداران انقلاب اسلامی") do Irão, e são desencadeados em resposta aos ataques de tais grupos contra instalações militares e forças militares dos EUA que decorrem desde 17 de Outubro de 2023, e, em particular, ao ataque a 28 de Janeiro de 2024 à base "Tower 22" em Rukban no extremo nordeste da Jordânia, junto à fronteira com a Síria, de que resultaram 3 mortos e 47 feridos entre os militares das Forças Armadas dos EUA. Os militares mortos estavam afectos à 718.ª Companhia de Engenharia da 926.ª Brigada de Engenharia do Exército dos EUA.

A missão de ataque terá sido conduzida, além de outros meios aéreos, por 3 bombardeiros B1-B, "callsigns" COST11, 12 e 13. Na passagem sobre o espaço aéreo controlado a partir de Santa Maria (Açores), durante a tarde de 2 de Fevereiro de 2024, o B-1B com o "callsign" COST11 procedeu a contacto rádio (HF 8906) de rotina junto do controlador aéreo português. A missão foi desenvolvida com origem e regresso aos EUA ("CON US-to-CON US"), com os bombardeiros em voo durante 24 horas, com as operações de re-abastecimento de combustível em voo a envolverem, com redundância, dezena e meia de aeronaves Boeing KC-135R "Stratotanker" e Boeing KC-46A "Pegasus".

Os outros meios aéreos envolvidos corresponderão a aeronaves F-15E "Strike Eagle" da "494th Expeditionary Fighter Squadron", alcunhados de "Panthers" ("Panteras"), da Força Aérea dos Estados Unidos, a operar desde Outubro de 2023 a partir de Muwaffaq Salti, Jordânia, ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2023/10/f-15-norte-americanos-destacados-para-o.html , e que realizaram já ataques sobre este mesmo Teatro de Operações em Novembro de 2023, ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2023/11/ataque-objectivo-na-siria-por-dois-f-15_10.html .

A GBU-31 corresponde a uma bomba convencional Mk. 84 à qual é aplicado um "kit" JDAM ("Joint Direct Attack Munition") para transformação em bomba guiada GBU ("Guided Bomb Unit") 31. O "kit" JDAM, desenvolvido pela Boeing em colaboração com a Força Aérea e a Marinha dos Estados Unidos (e ao serviço desde 1999), acrescenta uma estrutura de cauda com aletas que, incluindo equipamento de navegação por inércia e por GPS, permitem a sua libertação até 28 km do alvo e conseguem uma precisão de 5 metros.

A bomba Mark 84 contém uma carga de 428 kg de alto-explosivo Tritonal (um mistura de 80% de TNT e 20% de alumínio em pó), no interior de um invólucro de aço (com 3,84 metros de comprimento e 46 cm de diâmetro), podendo penetrar 3,4 metros de betão. Pode ser equipada com uma ponta sólida MXU-735 (em lugar da ogival) destinada a garantir controlo de detonação após penetração de alvos edificados ou fortificados.

O B-1 B"Lancer" é um bombardeiro estratégico, quadrimotor, supersónico, com asas de geometria variável, originalmente ao serviço desde 1986, e com um efectivo, em 2021, de 45 unidades ao serviço da Força Aérea dos Estados Unidos. Tripulado por 4 elementos (Comandante, Piloto, Especialista de Sistemas Ofensivos e Especialista de Sistemas Defensivos), tem um comprimento de 45 metros e uma envergadura máxima de asa de 24 metros. Com um peso em vazio de 87 toneladas pode suportar um peso máximo à descolagem de 216 toneladas. Propulsionado por 4 motores General Electric F101-GE-102 (com "afterburner") alcança uma velocidade máxima de 1 335 km/h (em cruzeiro de 1 040 km/h) tem um tecto de altitude máxima de 18 000 metros. Sustenta um alcance operacional de 9 400 km (transportando 34 toneladas de armamento) até 12 000 km (em trânsito). Pode ser equipado com diferentes combinações de armamento (bombas guiadas, minas navais, mísseis de cruzeiro) em 6 pontos exteriores (até 23 toneladas) e em 3 baias interiores (até 34 toneladas).

Foto por Leon Redfern | Força Aérea dos Estados Unidos ("U.S. Air Force")


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