AÇORES - EXERCÍCIO DE FOGO REAL COM "DUPLO" DE 40MM DA CORVETA ANTÓNIO ENES
Região Autónoma dos Açores
26 de Novembro de 2020Exercício de fogo real com o reparo duplo Bofors de 40 mm (L/60), Mark I, à ré (junto ao convés de voo), da corveta NRP António Enes (F471) da Marinha Portuguesa, na Região Autónoma dos Açores, na tarde de 26 Novembro de 2020. No canto superior esquerdo da foto, acima do militar na posição mais elevada, podemos observar o Mark 51, o sistema de direcção de tiro (com o sistema de mira giroscópica Mark 14 em posição central). De notar ainda, acima, a bandeira náutica vermelha ("Bravo") içada, denotado a operação com materiais perigosos.
Esta corveta esteve em serviço nesta região durante cerca de 3 meses, de Novembro de 2020 a Janeiro de 2021, sob comando do capitão-tenente Bruno Cortes Banha, com uma guarnição de 7 dezenas de militares, incluindo uma equipa de mergulhadores. Estiveram afectos ao âmbito busca e salvamento marítimo (em articulação com o helicóptero EH-101 "Merlin" da Força Aérea Portuguesa), patrulha e vigilância dos espaços marítimos sob jurisdição nacional, do controlo da navegação, da prevenção e combate à poluição marinha e na prevenção e combate a actividades ilegais.
A peça Bofors de 40mm (L/60), de concepção sueca, recebe munições calibre 40×311mm R, pesando individualmente 2,1 kg, com um projéctil de 900 gramas, com velocidade à saída do cano de 880 m/s, com um alcance operacional máximo de 7 km . Consegue uma cadência máxima de tiro de 140 disparos por minuto. Cada uma das duas peças deste reparo duplo são municiadas manualmente, com "clips" de 4 unidades (8,6 kg), que podemos observar na foto, sobre o convés, à direita, bem como em re-municiamento pelos militares da Marinha Portuguesa junto à retaguarda do reparo. Desenhada como um sistema de armas de defesa anti-aérea, tem capacidade multi-propósito contra objectivos à superfície.
A corveta NRP António Enes (F471), deslocando 1 380 toneladas, com um comprimento de 85 metros, uma boca de 10,3 metros e um calado de 3,3 metros, tem uma velocidade máxima de 22 nós. Tem uma guarnição base de 70 elementos (7 oficiais, 13 sargentos e 50 praças), podendo acomodar elementos adicionais de operações especiais ou de atribuição específica à missão. Está armada com um reparo duplo de 76mm US Mk33 (à vante) e com um 1 reparo duplo Bofors de 40mm/60 (à ré). Ao serviço da Marinha Portuguesa desde 18 de Junho de 1971, parte da classe João Coutinho, foi construída nos estaleiros Bazan em San Fernando, Cadiz, Espanha.
Foto via Marinha Portuguesa
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