NAVIO RUSSO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA ACOMPANHADO PELA MARINHA PORTUGUESA AO LARGO DA MADEIRA


Região Autónoma da Madeira, Portugal
9 a 10 de Fevereiro de 2024

Acompanhamento na Zona Económica Exclusiva de Portugal, ao largo da Ilha da Madeira, ao navio de investigação científica "Akademik Aleksandr Karpinskiy" ("Академик Александр Карпинский"), IMO 8227238, "callsign" UIZO, da Federação Russa, pelo NRP António Enes, corveta com o número de amura F471 da classe João Coutinho da Marinha Portuguesa, aqui com uma guarnição de 58 militares comandada pelo capitão-tenente Vítor Bruno Campos Cavaleiro, entre a manhã do dia 9 e a tarde do dia 10 de Fevereiro de 2024. Antes, a 8 de Fevereiro de 2024, foi acompanhado pela aeronave P3-C "Orion", 14810 (# 497C9A), da Esquadra 601 - "Lobos" da Força Aérea Portuguesa (FAP). O P-3C regressou à Base Aérea N.º 11, em Beja, cerca das 16:40 desse mesmo dia.

Este navio é detido e operado pela "Polar Marine Geosurvey Expedition" (PMGE), fundada em 1962, uma subsidiária da "Russian Geological Exploration Holding" (ROSGEO), empresa detida na totalidade pelo Estado da Federação Russa, dedicada à pesquisa e exploração geológica. Tendo largado de 26 para 27 de Janeiro de 2024 de São Petersburgo, Federação Russa, no Báltico, cruza actualmente, 11 de Fevereiro de 2024, a 55 milhas náuticas a Oeste da Ilha de La Palma, Comunidade Autónoma das Canarias, Espanha, a 10,5 nós, rumo 201 (S/SW), tendo como destino anunciado o Porto de Montevideo, no Uruguai, no Atlântico Sul. Terá como destino a região Antárctida onde opera regularmente.

Construído em 1984, em Nikolayev, na Ucrânia, o "Akademik Aleksandr Karpinskiy" é um navio da classe Project 12883M, com um comprimento de 104,5 metros, uma boca de 16,03 metros e um calado de 6,9 metros, deslocando 5 715 toneladas. Foi alvo de modernização em 2014 nos estaleiros de Tallinn, na Estónia. Com um alcance operacional de 30 000 milhas náuticas, tem uma tripulação de 33 elementos podendo transportar 37 cientistas e técnicos. Tem uma velocidade máxima de 15 nós (em cruzeiro de 10 nós). Conta com convés de voo à ré.

Está equipado com um conjunto alargado de plataformas de investigação especialmente vocacionadas para o estudo e mapeamento do leito oceânico, contando com sistema DigiSTREAMER (do fabricante norte-americano ION Geophysical Corporation) de análise por padrão símisco.

Foto via Marinha Portuguesa

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