MILITARES PORTUGUESES EM PATRULHA DE LONGO RAIO DE ACÇÃO NA REPÚBLICA CENTRO-AFRICANA


República Centro-Africana (RCA)
Fevereiro de 2024

No decurso de uma patrulha de reconhecimento de longo raio de acção sobre itinerários e áreas críticas, em Fevereiro de 2024, militar português da 14.ª Força de Reacção Rápida ("Quick Reaction Force", QRF) na Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA), com lança granadas automático de 40 mm, Heckler & Koch GMG, sobre viatura táctica ligeira blindada (VLTB) 4x4 URO VAMTAC ST5. O H&K GMG está equipado com mira óptica "reflex", e municiado por caixa de 32 granadas calibre 40x53mm HV (com um alcance máximo efectivo de 1 500 metros).

No tejadilho, em posição central-dianteira e nas laterais sobre as portas, temos 3 unidades do sistema Rheinmetall de protecção ROSY-L ("Rapid Obscuring System - Land"), equipados cada um com 5 lançadores de cargas de 40x280 mm que permitem a criação de cortinas de fumo multi-espectro - com interrupção da linha de vista e componentes de barramento de infra-vermelho e laser (contra sistemas electro-ópticos e armas guiadas).

As viaturas tácticas ligeiras blindadas (VLTB) 4x4 URO VAMTAC ST5, ao serviço do Exército Português desde 2020, são fabricadas pela UROVESA - URO Vehículos Especiales S.A. (Espanha), correspondendo o acrónimo VAMTAC a "Vehículo de Alta Movilidad Táctico", literalmente "Veículo Táctico de Alta Mobilidade". A versão ST5 BN3 tem um peso de 10 250 kg, um comprimento de 5,26m, uma largura de 2,85 e uma altura de 2,77m. Propulsionadas por um motor diesel Cummins ISB Euro 3 de 6 700 cc com 245 hp e com uma transmissão automática Allison 2100SP 6+1, podem alcançar uma velocidade máxima de 110 km/h, com uma autonomia de 500 km. Operam com até 5 elementos e podem estar armadas com uma metralhadora pesada em calibre 12,7mm ou metralhadora 7,62mm, ou, como aqui documentado, com um lança-granadas automático de 40 mm. Estão referenciadas com um nível 3 de protecção balística STANAG (4569).

A 14.ª Força Nacional Destacada (FND) para a República Centro-Africana, após um ciclo de treino de aprontamento com a duração de seis meses, recebeu, a 10 de Novembro de 2023, o Estandarte Nacional em cerimónia no Regimento de Infantaria N.º 10, em S. Jacinto, Aveiro, tendo partido para a RCA a 30 de Novembro de 2023.

Esta força, comandada pelo Tenente-Coronel de Infantaria Paraquedista Vladimiro Raimundo Emídio Cancela, compreende um efectivo no terreno de 215 militares, na sua maioria Tropas Paraquedistas do Exército, contando com 2 militares da Marinha e uma equipa de 3 militares da Força Aérea Portuguesa (FAP) de Controlo Aéreo Táctico ( (JTAC, "Joint Terminal Attack Controller"). A 14.ª FND estará destacada no Teatro de Operações da RCA até Junho de 2024.

Foto via Forças Armadas Portuguesas

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124