MILITARES SUECOS TREINAM COM MEIOS MECANIZADOS NO ÁRCTICO


Boden, Norrbotten, Suécia
Fevereiro de 2024

Militar sueco, armado com espingarda automática Ak 5C, e viatura blindada anfíbia de lagartas Bv410 do Regimento de Engenharia Göta ("Göta ingenjörregemente - Ing 2") do Exército da Suécia no decurso do exercício anual "Vintersol", iniciado a 12 de Fevereiro de 2024 e a decorrer até 20 de Fevereiro de 2024, no Campo Militar de Boden, na região de Norrbotten, extremo norte da Suécia, Fevereiro de 2024. Este exercício enquadra também a preparação das forças suecas que irão participar no exercício multinacional "Nordic Response", de 3 a 14 de Março de 2024, no extremo Norte da Noruega (nas regiões árcticas de Bjerkvik, Troms, Alta e Finnmark) - como uma das componentes do exercício alargado "Steadfast Defender", sob a égide da NATO, em curso de finais de Janeiro até 31 de Maio de 2024.

A Ak 5 ("Automatkarbin 5"), versão sueca da FN FNC, em calibre 5.56×45mm NATO, aqui presente na versão "C", a mais recente modernização da plataforma padrão das forças armadas suecas, está equipada com coronha ajustável, óptica Aimpoint Comp M4 ("Red Dot"), "fore grip" e com iluminador apontador laser L3Harris ATPIAL AN/PEQ-15. Acoplado ao lado esquerdo do cano da arma, conta aqui com apontador do sistema de treino laser Saab KA SI ("Kaksipuolinen taistelusimulaattori") - com sensores visíveis na parte superior do colete.

A Bv410 ("Bandvagn 410"), BvS-10 MkII, é uma viatura blindada articulada anfíbia, de lagartas, produzida pela sueca BAE Systems Land Systems Hägglunds. É composta por uma primeira secção, de 5 toneladas, com um guarnição de 4 elementos, que reboca uma segunda secção, de 3 toneladas, com um comprimento total de conjunto de 8 metros, e com uma largura de 2,23 metros. A segunda secção pode apresentar diferentes configurações modulares compreendendo transporte de tropas (capacidade para 8 elementos), comando e controlo, logística e ambulância

Está equipada com 2 grupos frontais de lançadores de granadas de fumo, de 4 tubos cada, e armada ao topo por uma metralhadora média ou pesada ou um lançador de granadas automático de 40mm. Propulsionada por um motor diesel, turbo-comprimido, de 6 cilindros, Cummins, que lhe permite uma velocidade máxima de 70 km/h. As Forças Armadas da Suécia possuem 150 unidades desta viatura blindada.

Foto por David Luttu Carr | Forças Armadas da Suécia ("Försvarsmakten")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA