BRIGADA MECANIZADA DO EXÉRCITO PORTUGUÊS EM TREINOS NO CAMPO DE MANOBRAS DE SANTA MARGARIDA


Santa Margarida, Constância, Santarém, Portugal
5 a 9 de Fevereiro de 2024

Um dos Leopard 2A6 do Grupo de Carros de Combate (GCC) da Brigada Mecanizada (BrigMec) do Exército de Portugal, envolvidos no exercício "Rosa Brava", no Campo de Manobras de Santa Margarida, em Constância, Santarém, entre 5 a 9 de Fevereiro de 2024. Neste exercício estiveram também envolvidas viaturas blindadas M577 A2 (variante de comando e controlo da M113), viaturas blindadas M113 de configuração equipada com lança-míssil guiado anti-carro BGM-71 TOW, bocas de fogo autopropulsadas de 155mm M109A5 (executando tiro), entre outros meios de engenharia, transporte e suporte.

O Leopard 2A6 é um carro de combate de fabrico alemão (pela Krauss-Maffei-Wegmann), equipado com uma peça Rheinmetall de 120 mm L/55, estando dotado de blindagem de terceira geração com materiais compósitos, sendo operado por 4 elementos (comandante, condutor, artilheiro e municiador). O Exército Português tem, desde 2009, carros de combate Leopard 2A6 afectos à BrigMec, sediada em Santa Margarida, comandada actualmente, e desde 8 de Janeiro de 2024, pelo Brigadeiro-General Luís Miguel Afonso Calmeiro. Foram adquiridas 37 unidades (mais 2 unidades adicionais, uma adaptada para a instrução de condução e outra como parte de "spares").

O GCC, comandado pela tenente-coronel Elisabete Silva, iniciou a 26 de Janeiro de 2024 a preparação de um pelotão, composto por 5 carros de combate Leopard 2A6 e um efectivo total de 27 militares, para serem projectados, no início de Julho de 2024, junto no Grupo de Batalha Multinacional da NATO da Eslováquia (NATO "MultiNational BattleGroup Slovakia", MNBG SVK), ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2024/01/portugal-prepara-projeccao-de-sub.html .


Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124