"MERLINS" DO REINO-UNIDO TREINAM NO ÁRCTICO NORUEGUÊS


Øvre Dividal, Noruega
Fevereiro de 2024

Helicóptero Agusta-Westland "Merlin" HC.4 (EH-101), ZJ127, afecto à 845.ª Esquadra de Aviação Naval (845 NAS) do "Commando Helicopter Force" (CHF) da Marinha do Reino Unido ("Royal Navy"), transportando abastecimento de lenha para aquecimento no decurso da Operação "Clockwork" no Parque Nacional de Øvre Dividal, na Noruega, Fevereiro de 2024. Este parque nacional dista cerca de 70 km a Sudeste da Base Aérea de Bardufoss a partir da qual esta operação se desenvolve. A base dista cerca de 400 km da fronteira, a Leste, com a Federação Russa, e cerca de 600 km da cidade de Murmansk ("Мурманск"), onde está baseada a respectiva Frota do Norte.

A Operação "Clockwork" decorre anualmente, em contexto de treino e certificação, na região árctica do extremo Norte da Noruega, envolvendo meios aéreos, equipas de terra, viaturas de apoio logístico, transporte, comando e controlo. A "Commando Helicopter Force", que tem atribuídas as Esquadras 845, 846 e 847, tem como principal atribuição o garante de meios para suporte a operações anfíbias, em particular à 3.ª Brigada de "Comandos" dos "Royal Marines" (3 Cdo Bde).

A "Commando Helicopter Force", com a sua 846.ª Esquadra Nacional de Aviação Naval (846 NAS), desenvolveu em Maio e Junho de 2023 vários dias de acções de treino e certificação conjunta em Portugal, onde participaram 3 "Merlin" da "Royal Navy". O líder da 846 NAS e o líder da Esquadra 751, Maj. David Silva, assinaram um protocolo de entendimento para o desenvolvimento da cooperação futura entre estas duas unidades. O protocolo foi assinado, na BA6 no Montijo, na presença do Embaixador do Reino Unido em Lisboa, Chris Sainty, do respectivo adido de Defesa Ten-Cor. Kiam Murphy, e da Comandante da Base Aérea N.º 6, Cor. Diná Azevedo, ref. https://espada-e-escudo.blogspot.com/2023/12/merlin-da-royal-navy-em-aproximacao-ao.html .

O EH-101 "Merlin" tem um comprimento de 19,30 metros, uma altura de 6,61 metros e uma envergadura de 18,60 metros. Propulsionado por 3 motores Rolls-Royce Turbomeca RTM 322-MK 250, consegue uma velocidade de cruzeiro de 278 kh/h com um raio de acção de 740 km e um tecto de altitude máxima de 4 575 metros. Com uma tripulação de 3 a 5 elementos, pode transportar até 30 militares equipados, com um peso máximo à descolagem de 15,6 toneladas. Pode ainda, com guincho central, suportar uma carga alternativa exterior de 4,5 toneladas.

Foto via "Commando Helicopter Force " (CHF) da "Royal Navy"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA