ANTI-AÉREA RUSSA DE 57MM EM TIRO SOBRE POSIÇÕES UCRANIANAS


Lyman, Donetsk, Ucrânia
16 de Fevereiro de 2024

Forças russas abrem fogo sobre posições ucranianas na linha da frente de Lyman ("Лиман"), a cerca de 45 km a Norte de Bakhmut, Donetsk, Ucrânia, com peça de artilharia anti-aérea AZP S-60, de 57mm, instalada sobre uma viatura pesada de transporte, de 15 toneladas, Ural-4320, a 16 de Fevereiro de 2024. A peça é aqui usada para ataque contra objectivos no solo (podendo também ser usada como arma anti-carro, existindo munições específicas para tal contexto).

A AZP S-60 ("АЗП С-60", Автоматическая зенитная пушка C-60", "Arma Automática Anti-Aérea S-60"), é uma peça desenhada por Vasiliy Gavrilovich Grabin e construída pela TsAKB, na sua versão original, na década de 1950, pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Trata-se de uma peça de artilharia anti-aérea, automática, em calibre 57 mm, com uma massa de 4,6 toneladas e um comprimento de cano de 4,4 metros, alimentada horizontalmente por "clips" de 4 munições (57×348SR) com uma velocidade inicial de 1 000 m/s e um alcance efectivo de 4 a 6 kms.

Historicamente, foi a principal peça usada, em contexto de artilharia anti-aérea, pelas Forças-Armadas do Vietname do Norte para a sua defesa a baixa altitude (460 a 1500 metros), durante a Guerra do Vietname (1955 a 1975). Ainda se mantém ao serviço do Vietname, modernizadas, com sistema computorizado de gestão de alvos e controlo de tiro, operação remota e com capacidade de carregamento aumentada para 11 munições. No Teatro de Operações da Ucrânia é usada regularmente, em ataque ao solo, a partir de plataformas motorizadas, quer por forças Ucranianas, quer por forças Russas.

Foto por Stanislav Krasilnikov | Sputnik




Cartaz russo referente à munição de 57mm usada pela S-60



Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA