CANHÃO SEM RECUO DE 73MM COM MIRA ÓPTICA
Ucrânia
Fevereiro de 2024Instrução, formação e treino com um canhão sem recuo SPG-9, de 73mm, por parte de militares da 115.ª Brigada Mecanizada Independente ("115 окрема механізована бригада", 115 ОМБр , A4053) das Forças Armadas da Ucrânia, em Fevereiro de 2024, na Ucrânia.
A variante do SPG-9 ("СПГ-9") presente na foto é uma versão modernizada sobre a plataforma original, de origem soviética, produzida actualmente, sob licença, na Bulgária, pela Bularmas Ltd (Sofia). Designada pelo fabricante por "Warrior SPG-9", está aqui equipa com mira óptica MGOK-9 de 2,5x (podendo, opcionalmente, ser equipada com mira digital, PGDN-9VIR, com especificação para uso diurno/nocturno). Pode ser usado com as miras abertas originais.
Existe ainda uma outra variante, RCWS ("Remotely Controlled Weapon System"), que permite operação digital remota, por fio, até 25 metros de distância (com a mesma consola de comando PDU-215 da plataforma de mísseis guiados anti-carro Stunha-P/ Skif de design e fabrico ucraniano, Ukroboronprom / Luch, ao serviço desde 2011), bem como, opcionalmente, o complemento de mediação laser de distância, de computador balístico e de visão térmica.
Este canhão sem recuo "Warrior" SPG-9, tem um peso de 38 kg (sem tripé), que ascende a 55 kg em tripé em posição pronta a fazer fogo. Tem um comprimento de 2,36 metros. É usado tipicamente com a munição PG-9/N de alto-explosivo anti-carro, com um alcance máximo de 1 300 metros; ou na variante de alto-explosivo de fragmentação, a munição OG-9V/VM/VM1, com um alcance máximo de 4 500 metros. O SPG-9 dispara munições congéneres das usadas pela peça de 73 mm 2A28 Grom da viatura blindada BMP-1.
SPG corresponde ao acrónimo de "Stankovyi Protivotankovyi Granatomet" ("станковый противотанковый гранатомёт", СПГ), literalmente, lança granadas anti-carro sobre montagem. É alcunhado originalmente de "Lança" ("Kopyo", "Копьё").
Foto via Forças Armadas da Ucrânia ("Збройні Сили України", ЗСУ)
Comentários