BLINDADO E BULLDOZER ISRAELITAS EM MANOBRA JUNTO A GAZA


Israel

23 de Fevereiro de 2024

Viatura blindada Namer 1500, com sistema de protecção activa "Trophy" nas laterais, e, em segundo plano, um "bulldozer" blindado Caterpillar D9 R/T, alcunhado de "Doobi" ("דובי", "Urso de Peluche"), das Forças de Defesa de Israel , em manobra junto à fronteira de Israel com a Faixa de Gaza, a 23 de Fevereiro de 2024.

O fumo branco a ser emitido, na foto, à esquerda, pela viatura "Namer", é um elemento de camuflagem e ocultação, sendo emitido por um gerador de fumo incorporado no sistema de motorização da própria viatura, sendo queimado combustível injectado no respectivo sistema de escape de que resulta a produção de fumo.

A viatura blindada Namer 1500, de 63 toneladas, baseada numa variante do chassis Merkava Mk. IV desprovida de torre, e com as primeiras unidades a terem entrado ao serviço das Forças de Defesa de Israel em Junho de 2023, deriva o sufixo "1500" presente na sua designação, da potência (hp) do seu novo motor, sendo "Namer" a expressão hebraica ("נמ"ר") para "Leopardo" (ainda que aqui resulte originalmente de uma contracção abreviada das expressões para viatura blindada e carro de combate).

É uma evolução da plataforma base, ao serviço desde 2008, sendo especialmente orientado à capacidade de assegurar a sobrevivência da sua guarnição e a resistir ao combate em zonas disputadas. Com uma guarnição de 2 elementos, pode transportar 10 militares equipados. Está equipado com uma plataforma de operação remota Rafael SAMSON Mini armada com metralhadora pesada calibre 12,7 mm, bem como com sistema de protecção activa "Trophy".

Este Caterpillar D9 R/T é uma versão altamente modificada pelas Forças de Israel da plataforma de "bulldozer" do fabricante norte-americano, compreendendo extensiva protecção blindada da cabina de operação, que tem uma guarnição de 2 elementos (comandante e condutor) e das componentes mecânicas, bem como uma envolvente em "grelha" para deflagração prematura de projecteis anti-carro. Estas modificações adicionam 15 toneladas ao peso do D9 que tem assim um massa total de 70 toneladas. Afectas ao Corpo de Engenharia de Combate das Forças Armadas de Israel, são enquadradas nas sub-unidades de "Tzama" ("צמ"ה"), acrónimo hebreu para "Tziyud Mechani Handasi", "Equipamento de Engenharia Mecânica".

Foto por Susana Vera | Reuters 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA