SUBMARINO "ARPÃO" DA MARINHA PORTUGUESA RUMO AO EXERCÍCIO "INSTREX"


Lisboa, Portugal
17 de Março de 2024

NRP "Arpão" (S161), submarino da classe "Tridente" da Marinha Portuguesa, sob comando do capitão-de-fragata Filipe Clemente Taveira Pinto, a sair da Base Naval de Lisboa, a 17 de Março de 2024, rumo à participação no exercício anual INSTREX, que irá decorrer a partir de 18 de Março de 2024, e ao longo de 1 semana, ao largo da costa continental de Portugal.

A Marinha Portuguesa envolve neste seu exercício duas fragatas, um navio de patrulha oceânico, um navio hidro-oceanográfico, uma lancha de fiscalização rápida, um submarino, um destacamento da Unidade de Sistemas Não Tripulados, uma força de desembarque anfíbio do seu Corpo de Fuzileiros e ainda um destacamento da sua Unidade de Operações Especiais.

O exercício conta com meios da Marinha Portuguesa, da Força Aérea Portuguesa (aeronaves F-16 e helicópteros EH-101) e da Armada Espanhola (envolvendo operacionais das respectivas Operações Especiais), totalizando 563 militares.

Construído pela Howaldtswerke-Deutsche Werft GmbH (HDW), em Kiel, na Alemanha, o NRP "Arpão" entrou ao serviço da Marinha Portuguesa a 22 de Dezembro de 2010. Desloca 2 020 toneladas submerso, com um comprimento de 67,7 metros e um boca de 6,35 metros, capaz de uma velocidade, submerso, de 20 nós, com um alcance operacional de 12 000 milhas náuticas (22 000 km).

Com uma guarnição base de 33 elementos (7 oficiais, 10 sargentos e 16 praças), está armado com 8 tubos lança torpedos de 533mm (4 deles aptos ao lançamento de mísseis UGM-84L “SubHarpoon”). Transporta até 12 torpedos WASS Blackshark. Pode ainda transportar 10 militares adicionais de unidades de operações especiais, designadamente operacionais do DAE ("Destacamento de Acções Especiais") da Marinha Portuguesa.

Foto por Francisco Santos

Comentários

Mensagens populares deste blogue

SUBMARINO ESPANHOL DISPARA TORPEDOS DE ENSAIO

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

"Leopard" cedidos por Portugal à Ucrânia em transporte rumo à Alemanha a bordo de Antonov An-124