Viaturas blindadas "Dardo" dos "Bersaglieri" italianos na neve da Letónia


Letónia 
Janeiro de 2026

Viaturas blindadas de combate de infantaria "Dardo" (VCC-80), do 8.º Regimento Bersaglieri da Brigada Bersaglieri "Garibaldi" do Exército Italiano, treinam em contexto de neve, sob a égide da Brigada Multinacional NATO para a Letónia ("NATO Multinational Brigade Latvia", MNB-LVA), no contexto do exercício "FORGE", na terceira semana de Janeiro de 2026, na Letónia.
Desenvolvido pelo consórcio Iveco-Oto Melara, em produção desde 1998, e com 2 centenas de unidades entregues às Forças Armadas Italianas, o "Dardo" é uma viatura blindada de lagartas, com 23,4 toneladas, 6,7 metros de comprimento, 3 metros de largura, e 2,64 metros de altura. Com uma guarnição de 3 elementos (comandante, condutor e artilheiro), pode transportar 6 militares equipados. Está armada com uma peça automática de 25mm, Oerlikon KBA (com 200 munições) e com uma metralhadora co-axial MG 42/59 em calibre 7.62mm (com outra a poder ser instalada sobre a torre). Sustenta uma velocidade máxima de 70 km/h com um alcance operacional de 600 km.
A Brigada Multinacional NATO para a Letónia, baseada em Adazi, é composta actualmente por mais de 3 mil elementos da Letónia, Polónia, Eslováquia, República Checa, Eslovénia, Macedónia do Norte, Montenegro, Albânia, Itália, Dinamarca, Suécia, Espanha, Islândia e Canadá.
A Letónia, um Estado membro da NATO desde 29 de Março de 2004 e da União Europeia desde 1 de Maio de 2004, com 64.589 quilómetros quadrados (três quartos da superfície de Portugal continental) e uma população de cerca de 1,85 milhões de habitantes, partilha uma fronteira terrestre de 283 km a Leste com a Federação Russa.
Foto via "NATO Multinational Brigade Latvia"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch