Artilheiros franceses treinam com CAESAR de 155mm sobre a neve da Roménia


Roménia 
Janeiro de 2026

Artilheiros franceses treinam com plataforma de artilharia autopropulsionada CAESAR, de 155mm, sobre chassis 6x6 Renault Sherpa 5, no Teatro de Operações da Roménia, em Janeiro de 2026. Operam aqui sob a égide do Grupo de Batalha de Forças Terrestres Avançadas da NATO ("NATO Forward Land Forces Battle Group Romania", NATO FLFBG Romania) sediado na Área de Treino Militar de Cincu, na região de Brașov, na Transilvânia, a cerca de 200 km da fronteira a Norte com a Ucrânia.
No detalhe das fotos podemos observar as munições de 155mm com espoleta FU-RALEC DE F3 ("Fusée Radio-Electric de F3") que permite pré-seleccionar o modo de detonação por aproximação (i.e., no ar, acima do ponto de contacto com o solo) ou por impacto (visível como a opção seleccionada no detalhe de uma das fotos). Podemos observar também, em outra foto, as cargas propulsoras, em módulos incrementais (tipologia MCS, "Modular Charge System"), de forma cilíndrica e cor verde escura (que denota módulo de carga para distâncias curtas, i.e., até 8 km com um módulo e até 13 km com dois módulos, com uma massa unitária na ordem dos 2,5 kg, compreendendo 1,5 kg de carga propelente).
Proeminente na lateral direita da secção anterior da peça, distingue-se o sistema de radar que permite medir a velocidade do projéctil à saída do tubo ("Muzzle Velocity Radar System", MVRS). Integrado com o Sistema de Controlo de Tiro Digital ("Digital Fire Control", DFC) ATLAS ("Automatisation des Tirs et Liaisons de l'Artillerie Sol-sol", lit. "Automatização de Tiro e Ligações de Artilharia Terra-Terra"), da Thales, permite realizar a correcção balística, compensando o desgaste da alma da peça, variações na temperatura do propelente e as diferenças no lote de munição. Tal resulta numa precisão muito superior e suporta a capacidade de disparar e mover-se rapidamente ("Shoot-and-Scoot") e, quando aplicável, executar a técnica de Impacto Simultâneo de Múltiplos Projécteis ("Multiple Rounds Simultaneous Impact", MRSI).
A CAESAR (acrónimo de "CAmion Équipé d'un Système d'ARtillerie", literalmente "Camião Equipado Com Sistema de Artilharia"), desenhada pela GIAT Industries (actual Nexter Systems, parte da KNDS) na década de 1990, é uma plataforma de artilharia autopropulsionada, sobre um chassis Renault Sherpa 5 de 6x6 (bem como Unimog U2450L e Armis; e, na variante 8x8, sobre Tatra 817), equipada com uma peça de 155 mm / L52, com uma massa total de 17,7 toneladas, um comprimento de 10 metros, uma largura de 2,55 metros e uma altura de 3,7 metros. Consegue uma velocidade máxima de 100 km/h em estrada e 50 km/h no campo, com um alcance operacional de 600 km.
Transporta 18 munições e tem uma guarnição de 5 elementos (podendo ser operada, em contingência, por apenas 3). Assistida por um sistema totalmente computorizado de tiro, consegue projectar as suas munições standard HB a 30 km, bem como as suas munições HEBB, ERFP, Excalibur e VLAP a distâncias máximas de 38.6 a 55 km. Pode, minimizando os riscos de contrabateria, projectar 6 cargas e abandonar a posição em 1 minuto e 40 segundos.




Fotos via Estado-Maior-General das Forças Armadas Francesas ("État-Major des Armées France")




Detalhe munição de 155mm com espoleta FU-RALEC DE F3 ("Fusée Radio-Electric de F3")




Detalhe cargas propulsoras tipologia MCS, "Modular Charge System", nas mãos dos artilheiros e no "container" sobre o chassis

Comentários