Militares portugueses em sistema de treino de torre do carro de combate Leopard 2A6
Campo Militar de Santa Margarida, Constância, Portugal
Janeiro de 2026
Simulador da torre do carro de combate Leopard 2A6, em uso no Curso de Operadores de Carro de Combate Leopard 2A6, do Grupo de Carros de Combate (GCC) da Brigada Mecanizada (BrigMec) do Exército Português, no Campo Militar de Santa Margarida (CMSM), em Constância, Portugal, Janeiro de 2026. O curso aqui referenciado destina-se a militares da categoria de Praças, capacitando os mesmos para o desempenho das funções de municiador, apontador e condutor.
Na foto do exterior do simulador da torre podemos observar, em segundo plano, da esquerda para a direita, as réplicas de instrução, com uma massa na ordem dos 20 kg, de munições de 120mm das tipologias APFSDS ("Armor-Piercing Fin-Stabilized Discarding Sabot") e HE ("High Explosive"). No interior da torre, podemos observar um dos instruendos, à esquerda da posição central da peça de 120mm, a operar sobre a posição da metralhadora co-axial, ensaiando a acção de re-municiamento.
Neste simulador, construído pela alemã Krauss-Maffei Wegmann (KMW), designado na origem como "Ausbildungsanlage Turm" (AAT), "Sistema de Treino de Torre", podemos observar, ao topo da estrutura, o periscópio panorâmico, de 360 graus, Hensoldt PERI-R17, de observação e identificação de alvos. Junto a este, em posição mais elevada, está um equipamento de monitorização, com pequenos ecrãs laterais, que permite ao instrutor (sentado na posição superior) acompanhar e aferir aspectos críticos do decorrer das acções dos instruendos (municiamento, rotação, disparo, etc).
O GCC é comandado pelo (OF-4) Tenente-Coronel Tiago Fazenda (anterior 2.º Comandante do mesmo) contando com o (OR-8) Sargento-Chefe Dias da Silva como adjunto.
Da esquerda para a direita, as réplicas de instrução, com uma massa na ordem dos 20 kg, de munições de 120mm das tipologias APFSDS ("Armor-Piercing Fin-Stabilized Discarding Sabot") e HE ("High Explosive")




Comentários