Ofensiva a Leste de Alepo - Forças governamentais sírias reforçam linha de contacto contra milícias curdas YPG/PKK


Alepo, Síria 
14 de Janeiro de 2026

Coluna de Forças do Governo Sírio, com lançadores de foguetes múltiplos, peças "duplas" de 23mm e obus rebocado de 130mm, em manobra de Alepo ("حلب") para Dayr Hafir (“دير حافر”), a cerca de 60 km a Leste, a 14 de Janeiro de 2026.
Com Alepo localizada a cerca de 50 km da fronteira a Norte com a Turquia, este destacamento tem como objectivo projectar força para a linha de contacto a Leste da cidade, onde elementos das milícias curdas YPG/PKK, ocupando o sector de Manbij ("منبج"), a Nordeste de Dayr Hafir, mantêm posições defensivas fortificadas, controlando as rotas que ligam a região ao Nordeste da Síria e à margem Oeste do Rio Eufrates. Estas milícias operam na Síria sob a estrutura designada por SDF, "Syrian Democratic Forces" ("قوات سوريا الديمقراطية", "Hêzên Sûriya Demokratîk", "ܚܝ̈ܠܘܬܐ ܕܣܘܪܝܐ ܕܝܡܩܪܛܝܬܐ").
Instalados em viaturas ligeiras "pickups" 4x4, podemos identificar identificar dois sistemas de produção local de lançamento de foguetes múltiplos "Grad" de 122mm (de 8 tubos) e, em posição intermédia, um Fajr-1 107mm (de 12 tubos); várias peças ZU-23-2 "duplas" de 23mm; e, a reboque de uma viatura pesada, um obus M-46 de 130 mm.
Os foguetes "Grad", de concepção soviética, de 122 mm diâmetro e 2,87 m de comprimento, com cerca de 67 kg, podem estar armados com ogiva de 18 kg com carga de alto explosivo de fragmentação, bem como variantes com "clusters" de sub-munições anti-carro ou anti-pessoal, cargas incendiárias ou outras cargas especializadas. Os "Grad" são originalmente equipados em plataformas standard de 40 tubos, aqui reduzidas a um quinto para redução de peso e maior mobilidade do sistema de armas.
O lançador de foguetes múltiplos Fajr-1, é uma produção iraniana, sob licença, da plataforma chinesa Type 63, de 107mm, contando com 12 tubos (3 linhas de 4). Cada foguete tem uma massa de 18,8 kg com uma ogiva de 1,3 kg de alto-explosivo, com uma velocidade inicial de 385 m/s e um alcance máximo de 8 km.
A ZU-23-2, de origem soviética, com uma massa de cerca de 900 kg, é uma peça anti-aérea "dupla", com dois canhões automáticos de 23 mm, com um alcance efectivo até 2 500 metros e uma cadência prática de 400 disparos por minuto, sendo usada amiúde, como aqui, num perfil operacional contra viaturas, edificações e contra pessoal. É alimentada por munições 23×152mmB, com invólucro de aço, com um peso de projéctil de 190 gramas e com uma velocidade à saída do cano de 980 m/s. Disponível nas tipologias de alto-explosivo incendiário (HEI/HEI-T) e perfurante de blindagem (API/API-T), com variantes standard e tracejantes.
O M-46 é uma boca de fogo de artilharia de campanha, rebocada, de calibre 130 mm, de origem soviética, desenhada pela Fábrica N.º 172 (Motovilikha) no final da década de 1940, sendo produzido desde 1951 até aos anos 70. Tem uma massa de aproximadamente 7,7 toneladas (em posição de fogo), com um tubo de 7,1 metros, com os projécteis por ele disparados a terem um alcance de 27,1 km.





Fotos por Şevket Akça via Agência Anadolu ("Anadolu Ajansı", AA | Turquia)



Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch