Terceira rotação das Forças de Operações Especiais do Exército Português na Roménia alcançam Capacidade Operacional Total
Roménia
Dezembro de 2025 - Janeiro de 2026
Sistema Rheinmetall de protecção ROSY-L ("Rapid Obscuring System - Land")
com 5 lançadores de cargas de 40x280 mm
Militares da Força de Operações Especiais (FOE) do Exército Português, aprontados pelo Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE) de Lamego, parte da Força Nacional Destacada (FND) Portuguesa na Roménia, onde alcançaram Capacidade Operacional Total. Esta terceira rotação da força opera na Roménia, desde Dezembro de 2025, sob o contexto do Comando de Forças de Operações Especiais da NATO, sob o respectivo "Special Operations Land Task Group" (SOLTG).
Nas fotos, seleccionadas e editadas a partir do vídeo publicado pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) de Portugal, assinalando o alcançar da Capacidade Operacional Total desta força, podemos observar, entre outros, o suporte logístico da aeronave KC-390 (26903) da Força Aérea Portuguesa (FAP); a operação de metralhadora média FN Minimi Mark 3, calibre 7.62×51mm, com óptica Trijicon ACOG 3.5x35mm; e antena Trivec-Avant AV2040-2 SATCOM (comunicações por satélite em banda UHF), frequentemente alcunhada de "Spider" (Aranha) ou "Umbrella" (Guarda-chuva).
Podemos ainda observar a operação sobre viatura táctica ligeira blindada (VTLB) 4x4 URO VAMTAC ST5, variante de operações especiais, com uma das 3 unidades do sistema Rheinmetall de protecção ROSY-L ("Rapid Obscuring System - Land"), equipados cada uma com 5 lançadores de cargas de 40x280 mm que permitem a criação de cortinas de fumo multi-espectro - com interrupção da linha de vista e componentes de barramento de infra-vermelho e laser (contra sistemas electro-ópticos e armas guiadas).
Esta 3.ª Força Nacional Destacada "Special Operations Land Task Group" (3FND SOLTG ROU), que recebeu o Estandarte Nacional a 26 de Novembro de 2025 (no CTOE, em Lamego, entregue pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General Eduardo Mendes Ferrão), foi projectada para o Teatro de Operações da Roménia via KC-390 (26903, ICAO 497CDE) da FAP a 27 de Novembro de 2025, descolando da Base Aérea N.º 11 (BA11), em Beja, pelas 09:52 UTC (à qual regressaria cerca das 20:21 UTC do mesmo dia). Renderam a 2FND SOLTG ROU que ali operou na Roménia longo dos seis meses anteriores, comandada pelo Tenente-Coronel Eduardo Pedro Ramos Bento (que comanda também a FOE do Exército).
Tal como em rotações anteriores, estão baseados na Unidade Militar "01010" ("Unitatea Militară 01010"), na cidade de Târgu Mureș, na Roménia, geo-referenciação 46.536094875197705, 24.543995354160526 , sob a égide do Comando das Forças de Operações Especiais da Roménia ("Comandamentul Forțelor pentru Operații Speciale"). Târgu Mureș dista cerca de 255 km da capital romena, Bucareste, a Sudeste, e cerca de 140 km da fronteira, a Norte, com a Ucrânia. Está afecto a estas mesmas instalações o Batalhão 51 de Operações Especiais "Águias" (" Batalionul 51 Operații Speciale "Vulturii" ") parte da 6.ª Brigada de Operações Especiais "Mihai Viteazul" (" Brigada 6 Operații Speciale "Mihai Viteazul" ") das Forças Armadas Romenas.
As Forças Armadas Portuguesas compreendem um comando conjunto para a Célula de Planeamento de Operações Especiais (CPOE), que projecta o "Special Operations Task Group" (SOTG), incorporando a "Special Operations Maritime Task Unit" (SOMTU) e a "Special Operations Land Task Unit" (SOLTU), respectivamente com os especialistas do Destacamento de Acções Especiais (DAE) da Unidade de Operações Especiais do Corpo de Fuzileiros da Marinha e com a Força de Operações Especiais (FOE) do Exército - as duas forças portuguesas de operações especiais. As designações anglo-saxónicas seguem a terminologia da NATO nos termos do AAP‑06 ("Allied Administrative Publication‑06") / STANAG 3680.
Sistema Rheinmetall de protecção ROSY-L ("Rapid Obscuring System - Land")
com 5 lançadores de cargas de 40x280 mmTrivec-Avant AV2040-2 SATCOM
Fotos seleccionadas e editadas por E&E a partir de vídeo via EMGFA de Portugal
Vídeo via EMGFA de Portugal





Comentários