Viatura blindada M113 "Nagman" (II) das Forças Israelitas em Hebron


Hebron, Cisjordânia 
19 de Janeiro de 2026

Viatura blindada M113 "Nagman" (II) das Forças de Defesa de Israel (IDF) em operação no sector H2 de Hebron, junto à Escola Tariq ibn Ziad ("مدرسة طارق بن زياد"), georreferenciação 31.518676502898597, 35.11077619383018, na Cisjordânia, a 19 de Janeiro de 2026 .
Esta acção das IDF, sobre a Margem Ocidental do Jordão, decorre no contexto de uma operação anti-terrorista, de disrupção de infra-estruturas, busca e apreensão de armas incidindo sobre o bairro de Jabal Johar, no Sudeste da cidade de Hebron.
A expressão "Nagman" ("נגמ"ן") corresponde, em hebraico, à expressão aglutinada de "viatura blindada de transporte de pessoal" (Nagmash, "נגמ"ש") e "equipada com protecção" (Memugan, "ממוגן"). Designa uma variante local da viatura blidada de lagartas de transpore de pessoal M113 (A2) dotada de protecções adicionais de blindagem Toga / Vayzata (laterais e frontal, visando detonação prematura de meios anti-carro) e de uma estrututa-torre ao topo do chassis, de onde podem operar metralhadoras médias FN MAG cal. 7.62mm. Uma primeira implementação, "Nagman I", surge em meados-finais da década de 1990 (orientada ao contexto de patrulha do Teatro de Operações do Sul do Líbano) e uma segunda implementação, modernizada, "Nagman II" (ou "Kasman"), surge no início da década de 2000 (orientado ao contexto urbano e de suporte em espaços de manobra confinada da Segunda Intifada, em Gaza e na Cisjordânia).
O nome da escola aqui referenciada, uma unidade de ensino pública, gerida pelo Ministério da Educação da Autoridade Palestiniana, homenageia Tariq ibn Ziad - o líder das forças do Califado Omíada que conduziu, no século VIII, a conquista da Península Ibérica ao Reino dos Visigodos, iniciada, em Abril de 711, com uma operação anfíbia de uma força de sete mil homens sobre Mons Calpe (actual Gibraltar).
Foto por Hazem Bader | Agence France-Press, AFP

Comentários