Forças de segurança dos EUA em acção com lançadores de projecteis de 40mm, viatura táctica blindada e dispositivo sónico


Minneapolis, Minnesota, Estados Unidos da América 
24 de Janeiro de 2026

Operacionais do "Hennepin County Sheriff's Office" (HCSO), equipados com lançadores Brügger & Thomet GL-06 de munições de calibre 40x46mm, dotados de mira óptica, em acção contra manifestação com corte de via, em aproximação a cerca de 100 metros do cruzamento da Rua W 26th com a Avenida Nicollet, georreferenciação 44.955537548267586, -93.27916009500275, na cidade de Minneapolis, a cidade mais populosa do Estado do Minnesota, na região centro norte dos Estados Unidos da América (EUA), a 24 de Janeiro de 2026.
Em segundo plano, na foto, temos uma viatura táctica blindada 4x4 Lenco BearCat, de oito toneladas, do "Minneapolis Police Department" (MPD), equipada, ao topo do chassis, com um dispositivo acústico de longo alcance ("Long Range Acoustic Device", LRAD). Trata-se do modelo LRAD 450XL do fabricante norte-americano Genasys (anterior LRAD Corporation), que pode operar como elemento informativo de projecção de voz dirigida num foco concentrado a longa distância (até 1 700 metros) ou como elemento de dissuasão e disrupção projectando som que resulta em efeitos dolorosos e desorientadores - com uma capacidade de 140 a 150 dB (aos 50 metros), aproximadamente o mesmo que um motor a jacto e acima do limite dos 120 a 130 dB tolerados pelo ser humano, requerendo afastamento ou uso de protecção auricular.
Desenvolvido em 2006 pelo fabricante suíço Brügger & Thomet (com sede em Thun, no cantão de Bern), o B&T GL-06 é uma plataforma para projecção de munições de calibre 40x46mm, orientada ao uso menos-letal em contextos anti-motim, usando projecteis de borracha ou espuma de alta densidade, bem como de gás. Tem uma massa de 2.05 kgs, um comprimento de 59 cm com coronha estendida e de 38,5 cm com a mesma rebatida, estando equipada com um cano de 28 cm (11 polegadas).
É municiado por acção de "quebrar o cano" (basculante) com uma carga única, que consegue projectar em tiro directo, com uma velocidade inicial de 85 m/s, até aos 100-150 metros e, em tiro indirecto até a um máximo efectivo de 300 metros. Está equipada com miras fixas e com calhas "picatinny" (superior e lateral) que permitem, como aqui, a fixação de ópticas. Além do uso de munições menos-letais de impacto, o B&T GL-06 pode ser municiado com quaisquer outras cargas standard 40x46mm NATO, de baixa velocidade, letais e menos-letais como sejam gás OC (oleoresin capsicum), vulgo "gás pimenta"; gás CS (o-clorobenzilideno malononitrilo), vulgo "gás lacrimogénio”; ou fumo.
O Brügger & Thomet GL-06 equipa também, entre outros, a Polícia Nacional ("Police Nationale") Francesa, os "Mossos d'Esquadra" na Comunidade Autónoma da Catalunha (Espanha), a Unidade de Resposta de Emergência da "Garda", na Irlanda, e vários departamentos de polícia do Canadá e da Suécia.
Esta manifestação surge no contexto dos protestos sobre a morte de Alex Pretti (cidadão dos EUA, nascido no Wisconsin, de 37 anos) baleado por operacionais federais do "United States Border Patrol" (USBP) no decurso de uma outra manifestação, neste mesmo dia (cerca das 09:00 locais), junto à mesma secção de cruzamento com a Avenida Nicollet aqui referenciada. Esta manifestação protestava, por sua vez, face à morte de Renée Good, (cidadã dos EUA, nascida no Colorado, de 37 anos), morta a 7 de Janeiro de 2026 em Portland Avenue South, nesta mesma cidade, a menos de 2 km do ponto aqui referenciado, baleada por um agente federal da "United States Immigration and Customs Enforcement" (ICE).
Foto por Madison Thorn

Comentários