Forças mecanizadas de Espanha treinam na neve da Letónia


Letónia 
Janeiro de 2026

Militares de infantaria mecanizada da força F/E LVA XVIII do Exército de Espanha, treinam em contexto de neve, sob a égide da Brigada Multinacional NATO para a Letónia ("NATO Multinational Brigade Latvia", MNB-LVA), no contexto do exercício "FORGE", na terceira semana de Janeiro de 2026, na Letónia.
Os militares espanhóis, junto a uma das suas viaturas TOA ("Transporte Oruga Acorazado", lit. "Transporte de Lagartas Blindado) ) M113, estão aqui armados, da esquerda para a direita, com espingarda automática Steyr G62 ("kit" Steyr Arms sobre HK G36E), calibre 5.56×45mm NATO, em configuração para atirador designado com óptica Steiner M5Xi 1-5x24mm, "fore grip", bipé e lanterna táctica; metralhadora ligeira HK MG-4E, calibre 5.56×45mm NATO, equipada com óptica Trijicon ACOG 4x32mm e bipé; e espingarda automática HK G36E, calibre 5.56×45mm NATO, com óptica Hensoldt 1.5x, equipada com lança-granadas AG36 de 40mm.
Nas extremidades dos canos encontramos peças de marcação vermelha correspondentes a adaptador para tiro com munições de salva ("Blank-Firing Attachment", BFA), visando garantir a pressão no interior do cano (reduzida pela ausência de projéctil na munição de salva) e assim assegurar o correcto funcionar do ciclo de tiro da arma; e funcionando ainda como protecção de segurança para possível projecção de fragmentos.
Neste destacamento das forças do "Ejército de Tierra" do Reino de Espanha estão compreendidas viaturas M113 das versões de transporte de infantaria; de engenharia, VCZ ("Vehículo de Combate de Zapadores", lit. "Veículo de Combate de Sapadores); de mísseis guiados anti-carro Spike; e porta-morteiros pesados ECIA L-65/120, de 120 mm. As Forças Armadas de Espanha contam actualmente com um efectivo de cerca de quatro centenas e meia de viaturas blindadas M113 ao seu serviço (de um inventário base superior a um milhar).
A força "F/E LVA XVIII", sob comando do (OF-4) Tenente-Coronel Jesús Abad Sánchez, com efectivos da Brigada "Guadarrama" XII (sediada em Madrid), corresponde à 18.ª rotação do destacamento das Forças de Espanha junto da Brigada Multinacional NATO na Letónia ("NATO Multinational Brigade Latvia"), onde estão projectados, entre outros meios, carros de combate Leopard 2E e viaturas blindadas de combate de infantaria ASCOD Pizzaro. Na designação desta força, além do numeral romano da sua rotação, LVA corresponde ao standard ISO 3166-1 de 3 letras para Letónia e F/E à designação para "Flanco Este".
A Brigada Multinacional NATO para a Letónia, baseada em Ādaži, é composta actualmente por mais de 3 mil elementos da Letónia, Polónia, Eslováquia, República Checa, Eslovénia, Macedónia do Norte, Montenegro, Albânia, Itália, Dinamarca, Suécia, Espanha, Islândia e Canadá. Ādaži compreende a maior área de treino militar do Báltico, com 7 746 hectares, junto à localidade do mesmo nome, na região de Pierīga, na margem Leste do rio Gauja, dista cerca de 20 Km a Nordeste do centro da capital Riga e 200 Km da fronteira, a Leste, com a Federação Russa.
A Letónia, um Estado membro da NATO desde 29 de Março de 2004 e da União Europeia desde 1 de Maio de 2004, com 64.589 quilómetros quadrados (três quartos da superfície de Portugal continental) e uma população de cerca de 1,85 milhões de habitantes, partilha uma fronteira terrestre de 283 km a Leste com a Federação Russa.
Foto via "NATO Multinational Brigade Latvia"

Comentários