Demonstração de capacidades do GIGN francês em cenário de resgate de reféns


Parque de Exposições de Paris-Nord Villepinte, França 
19 de Novembro de 2025

Demonstração de capacidades do GIGN ("Groupe d'Intervention de la Gendarmerie Nationale"), em contexto de resgate de reféns no interior de um autocarro, no decurso do evento bienal Milipol Paris, no Parque de Exposições de Paris-Nord Villepinte, a 5 km do Aeroporto Paris-Charles de Gaulle (ICAO: LFPG), a 19 de Novembro de 2025. O Milipol é organizado desde 1984 sob a égide do Ministério do Interior francês, tendo esta edição decorrido de 18 a 21 de Novembro de 2025, contando com 1 116 expositores, dos sectores da segurança e defesa, e com a participação de 30 mil visitantes.
O "gendarme" francês, a executar a acção de "breaching", está aqui armado, em bandoleira às costas, com espingarda automática Heckler & Koch HK416 A5, calibre 5.56×45mm NATO, com cano de 14,5 polegadas, equipada com óptica EOTech XPS3 e ampliador 3X (rebatível lateralmente) do mesmo fabricante, com apontador iluminador laser Holosun LE420-GR/RD; e com caçadeira táctica FABARM Professional STF/12, calibre 12, de acção "pump", com apontador iluminador laser Steiner CQBL-1 e freio de boca especializado.
O GIGN ("Groupe d'Intervention de la Gendarmerie Nationale", "Grupo de Intervenção da Gendarmeria Nacional"), foi criado en 1973, após o ataque terrorista de 1972 do movimento palestino "Organização Setembro Negro" ("منظمة أيلول الأسود"), sobre os Jogos Olímpicos de Munique.
É comandado actualmente pelo General Ghislain Réty, correspondendo a uma unidade táctica da "Gendarmerie" com missões atribuídas no contexto anti-terrorista, resgaste de reféns, protecção de dirigentes e instalações do governo francês (incluíndo embaixadas no exterior), protecção de altas individualidades e acções contra o crime organizado. Tem a sua base em Satory, Versailles, a cerca do 20km a Oeste do centro da capital, Paris.
Sob a segurança de um destacamento residente da Guarda Republicana ("Garde Républicaine") da "Gendarmerie" Nacional de França, a Assembleia Nacional ("Assemblée Nationale"), a câmara baixa do Parlamento da República Francesa, no Palácio Bourbon, e o Senado ("Sénat"), a câmara alta, no Palácio do Luxemburgo, contam com o GIGN, na sua qualidade de unidade táctica de alta prontidão, para intervenção em situações como sejam o resgate de reféns, contra-terrorismo e protecção destas câmaras parlamentares.
A "Gendarmerie" é uma força militar, parte das Forças Armadas de França, sob a alçada do Ministério do Interior ("Ministère de L'Intérieur") da República Francesa. O termo "Gendarme" deriva do francês antigo "gens d'armes", literalmente "homem de armas".
Foto via GIGN



Insignia do GIGN ("Groupe d'Intervention de la Gendarmerie Nationale", "Grupo de Intervenção da Gendarmeria Nacional")

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch