Exército Português realiza Primeiro Curso de Operador Avançado de "Loitering Munitions" com a HERO-30 de desenvolvimento israelita


Portugal Dezembro de 2025
Uso de plataforma de lançamento e sistema de armas HERO-30 no decurso do Primeiro Curso de Operador Avançado de "loitering munitions" realizado pelo Regimento de Artilharia N.º 5 (RA5) do Exército Português, em Dezembro de 2025. As "loitering munitions" (lit. "munições de espera") são sistemas de armas aéreos guiados que combinam características de uma aeronave não tripulada e de um míssil. Estes dispositivos são concebidos para permanecer em voo sobre uma determinada zona de operações, efectuando a detecção e o reconhecimento de alvos antes de executarem, por operação remota ou autónoma, um ataque de precisão por impacto directo (dito, coloquialmente, "kamikaze").
O sistema HERO-30 é transportável em mochila, com autonomia de comando e controlo, sendo a munição lançada a partir de um tubo por acção de ar comprimido - sendo visível na foto, em contexto de campo, o militar português, da Brigada de Intervenção (BrigInt), a aplicar o respectivo cilindro. A munição tem uma massa de 7,8 kg, uma ogiva de 0,5 kg com um alcance máximo de 20 km e uma janela de operação de até 30 minutos, podendo endereçar pessoal a descoberto e viaturas. Podemos ainda observar, na foto de contexto de sala, a dinâmica formativa com recurso à plataforma de simulação do fabricante, a UVision Simulator. Esta plataforma usa os mesmos equipamentos de comando e controlo e técnicas do uso real, permitindo acelerar e melhorar a futura condução de acções operacionais.
A HERO corresponde a uma família de "loitering munitions" com modelos de dimensão crescente - 15R, 30, 90, 120 e 400 - com massas desde os 2 kg (ogiva de 0,3 kg) até aos 110 kg (ogiva de 10 kg), com lançamento a partir de tubos portáteis até sistemas integrados sobre plataformas terrestres ou navais. São desenvolvidas pela israelita UVision com produção, integração e comercialização para a Europa, desde Outubro de 2021, a cargo da Rheinmetall através da sua subsidiária RWM Italia S.p.A. .
A UVision participou em Portugal na 15.ª edição do Exercício REPMUS ("Robotic Experimentation and Prototyping Augmented by Maritime Unmanned Systems"), promovido pela Marinha Portuguesa de 8 a 23 de Setembro de 2025, em Tróia e Sesimbra, precisamente no contexto de emprego operacional da família HERO de "loitering munitions".
O RA5, sediado em Vendas Novas, é comandado desde 19 de Dezembro de 2025 pelo (OF-5) Coronel de Artilharia Nelson José Mendes Rego, organizando, treinando e mantendo o Grupo de Artilharia de Campanha 15,5 Rebocado (GAC 15,5 Reb) do Comando da Brigada de Intervenção e a Companhia de Sistemas de Vigilância (CSV) do Agrupamento de Informações, Vigilância, Aquisição de Objectivos e Reconhecimento (AgrISTAR).




Fotos via Exército Português




Modelização digital HERO-30 via UVision




Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Centauro" e "Príncipe" da Marinha Portuguesa na Ilha do Príncipe

"DRONE" DE FABRICO PORTUGUÊS NA UCRÂNIA

Ataque subaquático das Forças Ucranianas à Ponte de Kerch