Treino de especialistas EOD da Marinha dos Estados Unidos em contexto de CSAR no Deserto do Mojave
Especialistas de inactivação de explosivos da "Explosive Ordnance Disposal Mobile Unit 11" (EODMU-11) da Marinha dos Estados Unidos em treino de Busca e Salvamento de Combate ("Combate Search And Rescue", CSAR), em descida por "fast rope" a partir de helicóptero MH-60S "Seahawk" (165759) do 31.º Esquadrão de Testes e Avaliações Aéreas ("Air Test and Evaluation Squadron 31", VX-31) da Marinha dos Estados Unidos, alcunhados the "The Dust Devils", em China Lake, Califórnia, EUA, em Dezembro de 2025.
Este treino decorre no deserto do Mojave, no sudeste do Estado da Califórnia, na "Naval Air Weapons Station" (NAWS) de China Lake, designada originalmente, em 1943, por "Naval Ordnance Test Station" (NOTS), que ocupa uma superfície de 450 000 hectares, a cerca de 240 km a Norte de Los Angeles. A designação geográfica de "China Lake" (lit. "Lago China") decorre da presença de trabalhadores e prospectores chineses que, no início dos anos 1900, operavam na área, extraindo bórax do leito do lago seco.
A técnica de descida por "fast rope" (designação curta para "Fast Rope Insertion Extraction System, FRIES"), foi desenvolvida no contexto das Forças Armadas do Reino Unido, com a empresa Marlow Ropes (cujas origens remontam a 1807, fundada por Thomas Burfield), tendo sido aplicada pela primeira vez em combate na Guerra das Falklands, em 1982.
A "Explosive Ordnance Disposal Mobile Unit 11" é uma das sub-unidades especializada na inactivação de engenhos explosivos e no garante de segurança em contexto naval e portuário, e de outras infra-estruturas críticas sub-superfície, do "Explosive Ordnance Disposal Group One" (EODGRU-1) do "Navy Expeditionary Combat Command" (NECC) da Marinha dos Estados Unidos.
Foto por August Clawson | Marinha dos Estados Unidos | EODGRU-1

Comentários